O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou, nesta quarta-feira (24), a criação da 6ª Vara Cível da Comarca de Caruaru, um marco importante para o fortalecimento da justiça no Agreste do estado. A conquista é resultado direto da articulação do presidente da subseção Caruaru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Fernando Santos Júnior, que, desde 2019, vem lutando por melhorias no acesso à justiça e no sistema judiciário local.
Fernando Santos Júnior destacou o empenho de sua gestão para alcançar essa vitória: "*Desde que assumi a presidência da OAB Caruaru em 2019, sempre visitei todos os presidentes em exercício do Tribunal, oficiando e requisitando melhorias para o Poder Judiciário e para os advogados. A criação de novas varas, como a 6ª Vara Cível de Caruaru, foi uma das nossas demandas*", afirmou. Ele ainda ressaltou que, em julho deste ano, esteve pessoalmente com o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, reforçando essa solicitação.
Segundo o presidente da subseção, diversos ofícios foram enviados ao TJPE ao longo dos últimos anos, demonstrando o compromisso da OAB Caruaru com o fortalecimento do Judiciário. "Estamos sempre presentes, trabalhando incansavelmente pela advocacia. Esta é uma conquista significativa que reafirma a importância de uma gestão independente e combativa em defesa da classe", concluiu Fernando Júnior.
A criação da nova vara será essencial para acelerar a tramitação de processos e melhorar o atendimento à população, beneficiando tanto os advogados quanto os cidadãos da região.
**Biografia de Fernando Júnior**
Atua como advogado há 14 anos. Como presidente da OAB Caruaru, liderou a subseção com a maior votação da história e foi reeleito em 2021, consolidando-se como uma liderança regional e, agora, estadual na advocacia pernambucana.
Durante sua gestão, foi responsável pela construção da nova sede da OAB Caruaru e ampliou a oferta de serviços para todos os municípios da circunscrição, incluindo a van odontológica, vacinação, entre outros, demonstrando seu compromisso com a advocacia local. Também articulou o retorno de advogados que estavam fora do país durante a pandemia, e a permanência da câmara regional do TJPE em Caruaru, entre outros.