sábado, 5 de outubro de 2024

Aeroporto do Recife é o primeiro do Brasil a se engajar em campanha nacional pelo feminicídio zero


Em uma iniciativa inédita no Brasil, Instituto Banco Vermelho (IBV) firmou parceria com a Aena e instalou nesta quinta-feira (03) um banco gigante no saguão do desembarque do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre. A ação, que contou também com o apoio da Uninassau, faz parte da campanha nacional do IBV para mobilização e conscientização da sociedade no combate à violência contra a mulher no País.

Espaços públicos e democráticos, os aeroportos do Brasil são locais estratégicos e prioritários para o IBV para a mobilização e o diálogo com as pessoas pelo grande fluxo doméstico e por serem porta de entrada e saída do país. Com o Brasil ocupando a 5ª posição no ranking mundial de feminicídios, e Pernambuco como o estado líder no Nordeste, a escolha do Aeroporto do Recife como local de instalação ampliou a visibilidade e a urgência dessa causa.

Segundo Andréa Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho, a ocupação desses ambientes é fundamental para assegurar frentes ainda mais eficientes de trabalho do instituto, proporcionando segurança às mulheres. “Nosso objetivo é claro: feminicídio zero. Por isso, a parceria com a Aena é mais um importante avanço para nossa campanha. É a certeza que estaremos impactando um volume ainda maior de pessoas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Este banco gigante, instalado hoje no Aeroporto do Recife, simboliza a brevidade dessa causa. Cada pessoa que passa por aqui levará consigo a mensagem de que não podemos mais tolerar a violência contra as mulheres”, enfatiza Andrea.

Luciana Romeiro, gerente de Operações, Segurança, Serviços e Manutenção do Aeroporto do Recife, ressaltou a importância da parceria: "Ser o primeiro do Brasil a receber a instalação do banco gigante e abraçar esta causa é motivo de orgulho para o Aeroporto do Recife. A iniciativa reforça o compromisso da Aena com questões de equidade de gênero e o nosso apoio à proteção à mulher e à luta contra o feminicídio. O Aeroporto do Recife recebe passageiros de todo mundo e com o Instituto Banco Vermelho vamos ter a oportunidade de alcançar e chamar a atenção de milhares de pessoas. Como mulher, me sinto muito feliz em poder colaborar com essa importante ação”, pontua.

Parceiro do Instituto Banco Vermelho desde o início das iniciativas do instituto, Jânyo Diniz, CEO do Grupo Ser Educacional, mantenedor da Uninassau, enfatizou o papel do setor privado no apoio à causa. "Essa iniciativa, que simboliza a luta contra o feminicídio, ganha ainda mais força ao chegar em um local de grande fluxo de pessoas. O Ser Educacional sempre esteve comprometido com a promoção de um futuro mais justo e igualitário e, por meio da doação desse banco, reafirmamos nosso compromisso com a causa do combate à violência contra as mulheres”, declarou.

O banco gigante do Instituto Banco Vermelho está instalado no saguão do desembarque do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre, localizado no piso térreo, próximo ao portão A3. O equipamento permanecerá no local por tempo indeterminado.

IBV - O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta.

Tendo como sua principal missão a luta pelo feminicídio zero, o IBV atua nacionalmente para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades e já está presente em mais de 12 estados brasileiros.
O Instituto Banco Vermelho já conta com uma Lei Federal (Nº 14.942), sancionada pelo Presidente da República em 31 de julho de 2024; um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério das Mulheres, assinado em agosto, que promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher; além de Projetos de Lei aprovados em Recife-PE e Araguaína-TO e em tramitação no estado de Pernambuco.