segunda-feira, 14 de outubro de 2024

A Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco recepciona a entrega do Selo Empresa Comprometida


Pelo segundo ano, a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTE-PE) recepcionou o evento promovido pelo Instituto Aliança, na manhã desta terça-feira (8). A solenidade foi organizada pelo Projeto Com.Direitos, voltado para meninas cis e trans em situação de vulnerabilidade social. O projeto funciona como pré-aprendizagem, além de oferecer suporte emocional para que as adolescentes e jovens se enxerguem como sujeitos de direitos e capazes de sonhar. Após esse período, elas são encaminhadas às empresas que precisam contratar aprendizes e abraçaram a ideia.

O evento é um reconhecimento às empresas, entidades formadoras e órgãos públicos que, respectivamente, contratam, qualificam e recebem as adolescentes e jovens do projeto para realizar a prática da aprendizagem em seus ambientes.

A auditora fiscal do trabalho e coordenadora de inserção de aprendizes, Simone Brasil, em nome da superintendente, Patrícia dos Anjos, recebeu os convidados. Em sua fala, lembrou que se encantou pela ideia do projeto desde seu início, em plena pandemia. Ela ressaltou que junto com a Escola Dom Bosco encarou os desafios de criar um curso de aprendizagem inovador, voltado para atividades em museus e equipamentos de cultura. A partir da turma piloto, todos foram aprendendo e aperfeiçoando o Projeto Com.Direitos que está em sua 5ª turma.

Para Simone Brasil, são iniciativas como essa que mostram aos empregadores toda a potência que os jovens possuem. “Basta uma oportunidade e um olhar acolhedor. Não é apenas sobre cumprir uma obrigação legal, mas sobretudo, mudar vidas”. 

Foi uma manhã de muita emoção com a participação musical de aprendizes da Orquestra Criança Cidadã, além de adolescentes que já passaram pelo projeto e estão contratadas como aprendizes e outras que aguardam ansiosamente por essa oportunidade. Entre empresas, entidades formadoras e órgãos cedentes da prática, foram 19 reconhecimentos pelo trabalho transformador que vem sendo realizado.