sábado, 19 de outubro de 2024

2ª Caminhada do Dia Internacional da Menina lota as principais ruas do Cabo de Santo Agostinho


As meninas do Cabo de Santo Agostinho ocuparam as principais ruas da cidade na tarde desta última quarta (16), a fim de celebrar o Dia Internacional da Menina, comemorado no último dia 11 de outubro. A iniciativa contou com estudantes de 10 escolas públicas, municipais e estaduais do município que abrilhantaram a caminhada.

O ato festivo e político foi protagonizado, através das jovens ativistas do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, apoiado pelo Fundo Malala, e realizado ong feminista Centro das Mulheres do Cabo (CMC), atuante há 40 anos na luta pela igualdade de gênero.

A caminhada alertou a população sobre os diversos direitos que ainda são violados por essa população que é o futuro do Brasil. “Estamos nas ruas da nossa cidade exigindo uma educação pública e de qualidade e que os nossos direitos sejam garantidos”, afirmou entusiasmada a ativista pela Educação Layane Vitória Gonçalves, 13 anos, estudante da Escola Municipal Ana Maria, localizada em Pirapama.

O Cabo é um dos únicos do estado que conta com calendário oficial de atividades e tem a lei de N° 768/2023 de autoria da vereadora Gisele de Dudinha, visando dar enfrentamento à evasão escolar de meninas e jovens mulheres, tendo em vista, que O CMC lançou em 2021 um diagnóstico que apontou essa problemática da evasão escolar de meninas e jovens mulheres, através do Projeto Meninas em Movimento pela Educação apoiado pelo Fundo Malala.

OCUPA MENINA – Neste mês de outubro o Projeto Meninas em Movimento pela Educação realiza visitas de incidência política levando as jovens ativistas para conhecerem os espaços de representação política. Foram programadas idas à Delegacia Especializada da Mulher do Cabo, Secretaria Municipal da Mulher, o 18° Batalhão da Política Militar e o Centro de Referência Especializado no Atendimento à Violência contra Mulher Eudina Sobral.