segunda-feira, 9 de setembro de 2024

XIII COPENE Nacional chega a Belém do Pará de 9 a 13 de setembro para público de mais de 4 mil pessoas


Belém do Pará se prepara para receber, de 9 a 13 de setembro de 2024, um dos mais importantes eventos acadêmico-científicos voltados para a promoção da equidade racial no Brasil e na diáspora: o XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE). Organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o evento reunirá mais de 4.000 participantes, entre pesquisadores/as, ativistas e representantes da sociedade civil de todas as regiões do Brasil e de 13 países.

O COPENE tem se destacado como um dos maiores fóruns latino-americanos voltados à temática racial. Desde sua primeira edição, em 2000, o COPENE tem recebido notável reconhecimento e sucesso ao agregar, potencialmente, os esforços de universidades, Institutos Federais, grupos de estudos e pesquisas acadêmicos, instituições governamentais e não-governamentais, assim como diferentes instâncias institucionais atuantes no campo dos direitos democráticos e no enfrentamento todas as formas de discriminações e racismo na sociedade.

*A dimensão pública do racismo em foco no evento:*
"A Dimensão Pública do Racismo: Desigualdades, Reparação e Equidade"
O congresso coloca em pauta a urgência de discutir o racismo estrutural, as desigualdades raciais e as políticas de reparação no Brasil, promovendo o diálogo entre academia, ativistas e gestores de políticas públicas. O XIII COPENE pretende avançar no debate sobre as políticas de equidade racial, ressaltando a importância da reparação histórica e da justiça social.

*Programação e Atividades:*
O XIII COPENE Nacional terá como palco 15 espaços culturais e educacionais em Belém, como o Teatro da Paz, o Teatro Experimental Waldemar Henrique, o Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Ao longo dos cinco dias, o evento contará com mais de 250 atividades, entre elas:
Conferências;
Simpósios temáticos;
Minicursos e oficinas;
Mesas redondas e painéis;
Lançamento de livros;
Feiras gastronômicas e de artesanato;
Mostras culturais com espetáculos e exposições de expressões afro-brasileiras e africanas.

*Atividades de Destaque:*
II Fórum Nacional de Professores/as e Pesquisadores/as Africanos/as no Brasil: Mobilização e articulação das práticas pedagógicas de professores/as africanos/as em território brasileiro.
II Encontro de Negras Reitorias: Discussões sobre políticas raciais, com foco na aplicação das cotas nas universidades, em consonância com a Lei nº 12.711/2012 e a nova Lei nº 14.723/2023.
IV Fórum Nacional de Educação Básica da ABPN: articulação para que os sistemas públicos garantam o acesso e a permanência com qualidade das crianças, adolescentes, jovens e adultos nas instituições de Educação Básica.
II Fórum da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os (ANPSINEP): Debate sobre saúde mental e enfrentamento às violências raciais, com ênfase na atuação da Psicologia em serviços públicos.
Reunião da Cadara (Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Avaliação das Ações de Educação Étnico-Racial do MEC): composta por 34 instituições, incluindo a ABPN e cinco secretarias do MEC, a Cadara visa monitorar e fortalecer políticas educacionais étnico-raciais.

*Presenças Confirmadas:*
O evento contará com conferências e mesas lideradas por grandes personalidades do pensamento racial no Brasil, como:
Kabengele Munanga – Referência internacional em estudos étnico-raciais;
Matilde Ribeiro e Nilma Lino Gomes – Ex-ministras da Igualdade Racial;
Zélia Amador de Deus – Fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará;
Zara Figueiredo – Secretária da SECADI/MEC;
Maria Inês Barbosa – Pioneira em estudos de saúde coletiva;
Rosy Mery Isaias – Primeira pesquisadora negra a atingir o nível 1A do CNPq.
A forte presença das mulheres no evento:
Outro ponto de grande relevância nesta edição é o protagonismo feminino no evento: mais de 70% das pessoas inscritas são mulheres, refletindo o papel crucial das mulheres negras na ciência, na política e nos espaços de liderança, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

*Inscrições:*
As inscrições estão abertas até o dia 10/09/2024. Após essa data, será possível participar gratuitamente de atividades como mesas redondas, conferências, exposições e painéis, no entanto, sem direito à certificação.

*Serviço:*
Evento: XIII COPENE Nacional
Data: 09 a 13 de setembro de 2024
Local: Diversos locais em Belém, Pará (incluindo Teatro da Paz, Teatro Experimental Waldemar Henrique e IEEP)
Mais informações: Instagram do evento e Site do evento
Contato: Maria Albenize Malcher (Coordenadora do evento) – copene.nacional@abpn.br