quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Tecio Teles critica falta de investimentos em habitação e apresenta propostas para o Centro do Recife


Durante participação em sabatina no Sindicato da Habitação de Pernambucano (SECOVI-PE), nesta quinta-feira (05), o candidato a prefeito do Recife, Tecio Teles, fez duras críticas à atual gestão municipal em relação à habitação, destacando a falta de investimentos no Centro do Recife e a entrega de poucas unidades habitacionais nos últimos quatro anos. Segundo ele, a cidade entregou apenas 1.272 moradias, sendo que muitos desses projetos foram prometidos ainda em 2010. 

"Enquanto isso, a gestão atual gastou mais de R$ 200 milhões em publicidade e outros R$ 70 milhões em obras de calçadas. Com esse valor, seria possível construir cerca de 3 mil moradias. Precisamos de prioridade na gestão pública", afirmou Teles. 

Entre as propostas apresentadas pelo candidato, está a redução do tempo médio para a autorização de obras e aprovação de projetos. Tecio Teles propõe desburocratizar as regras da construção civil, diminuindo custos e ampliando os investimentos no setor. Ele também defende a criação de um sistema digital que dê transparência a todas as etapas do processo.

Outro ponto central do plano de governo de Tecio Teles é o aumento da densidade habitacional em bairros residenciais no Centro do Recife, como Santo Antônio, São José, Boa Vista, Cabanga e Santo Amaro. O candidato sugere a criação de políticas de *construção de moradias acessíveis*, com isenções fiscais temporárias e benefícios urbanísticos que permitam o aumento do potencial construtivo na região central.

"Precisamos revitalizar o Centro do Recife, incentivando a ocupação dos bairros históricos com moradias dignas e acessíveis. Isso trará vida de volta à região e ajudará a preservar nosso patrimônio. Hoje o centro do Recife parece com Cuba, com Havana, com os prédios destruídos, abandonados. É isso que a esquerda gosta", afirmou o candidato.

Teles também defende a ampliação do debate sobre o Plano Diretor da Cidade, com o objetivo de transformar o planejamento urbano em uma ferramenta de desenvolvimento, e não apenas em um regulador de uso do solo. Além disso, ele propõe o estímulo a parcerias público privadas para a construção de habitações sociais voltadas à locação.
Com suas propostas, Tecio Teles busca enfrentar o desafio da habitação no Recife de forma eficiente e integrada, devolvendo à população o direito à moradia e à participação ativa na preservação dos espaços urbanos.

Para mais informações sobre a pré-candidatura de Tecio Teles e entrevistas, entre em contato com Renata Luna, assessora de Imprensa do Diretório de Pernambuco do Partido Novo, através do telefone (81) 98835-5067.