Quanto custa zelar pela imagem e reputação de uma empresa, prevenindo fraudes, vazamento de dados e desvios de conduta? Se pensarmos que todos esses problemas podem surgir a partir da troca de mensagens pelo WhatsApp, o desafio toma uma proporção gigantesca, afinal esse é o meio de comunicação mais usado no mundo, com 2 bilhões de contas ativas e acessado por 99% da população online no Brasil! (dados da Statista 01/24).
Ignorar essa ferramenta onipresente na vida pessoal e no dia a dia das organizações é impensável. Por isso, o mercado de tecnologia vem apresentando soluções para atender às demandas geradas pelo avanço do WhatsApp. Uma das inovações é Zapper, a primeira plataforma da América Latina a monitorar conversas pelo app corporativo, com fins de compliance.
A iniciativa é de uma startup carioca que já assinou contrato com companhias multinacionais listadas na Fortune 500. São clientes interessados em assumir o controle da própria comunicação e assegurar o sigilo e a privacidade das informações trocadas pelo app, seja entre os colaboradores da organização ou com terceiros.
A solução utiliza Inteligência Artificial e recursos de machine learning para supervisionar diálogos e detectar eventuais desvios de conduta, infrações contra as políticas da empresa, uso de linguagem inadequada, assédios de qualquer natureza, entre outros.
Uma vez identificados discursos suspeitos, uma notificação é enviada ao gestor imediatamente, para que a situação seja avaliada e o mesmo possa interferir. A identidade dos envolvidos na conversa é preservada e todo o conteúdo, incluindo arquivos de imagens, documentos e áudios são coletados e armazenados em nuvem, garantindo a segurança contra vazamento de dados, exigida pela LGPD (Lei geral de Proteção de Dados).
As informações armazenadas podem também gerar um relatório analítico com insights valiosos para a criação de estratégias de marketing e comerciais. A plataforma tem um recurso em que é possível analisar o perfil de clientes, comportamento de consumo, identificar as dúvidas mais frequentes, pontos sensíveis da abordagem de vendas e assim, criar campanhas e ações mais assertivas.
Criada em 2015, a startup vem ampliando sua participação no mercado e em 2023 passou a atender um cliente estratégico internacional, o que promoveu um crescimento de 200% em relação a 2022. De acordo com o CEO e cofundador da empresa, Frederico Groth, a expectativa é de expandir ainda mais: 300% em 2024.
“Esse é somente o início da nossa jornada de facilitação do uso do WhatsApp pelas empresas. Estamos trabalhando no aprimoramento da ferramenta, realizando novos aportes financeiros em marketing e devemos investir pesado em novas funcionalidades para atingirmos nossa meta para o ano”, revela o empresário.
Mercado para essa solução não vai faltar, uma vez que no mundo inteiro surgem diariamente casos de grandes players que são obrigados a desembolsar quantias vultuosas para pagar multas e encargos judiciais, em razão de processos movidos por clientes e parceiros comerciais.
São casos de divulgação de dados sensíveis, sem a devida autorização, infrações legais comprovadas em conversas pelo WhatsApp e outras situações que afetaram de forma irreversível a credibilidade de empresas reconhecidas e tradicionais.
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