sábado, 7 de setembro de 2024

Setembro Verde: Henrique Queiroz Filho amplia o debate sobre a doação de órgãos em Pernambucop


Neste mês, além do _Setembro Amarelo_, dedicado à prevenção do suicídio, dois importantes movimentos ganham destaque: a doação de órgãos e a inclusão de pessoas com deficiência. Ambos são abordados nas campanhas do _Setembro Verde_, cada uma com seu foco, mas unidas pelo objetivo de salvar e transformar vidas. Em Pernambuco, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP) se destaca com propostas legislativas que visam ampliar a doação de sangue, leite materno, órgãos e medula óssea.

Autor dos projetos de lei 1788 e 2073, de 2024, o deputado busca expandir a rede de coleta no Estado e educar a sociedade sobre a importância dessas doações e da inclusão social. O PL 1788 propõe a criação de uma política estadual para expandir os bancos de sangue, centros de coleta de leite materno e postos de registro de doadores de órgãos e medula óssea.

A descentralização dos serviços de coleta, distribuídos por meio das Gerências Estaduais de Saúde, visa facilitar o acesso em todas as regiões do Estado a esses recursos vitais. A iniciativa também busca atender às populações mais vulneráveis, garantindo que nenhum pernambucano fique sem atendimento por falta de insumos.

"Em Pernambuco, enfrentamos um problema crônico com a falta de sangue e de outros recursos vitais. Com a ampliação da rede de coleta, queremos garantir que nenhum pernambucano fique sem o atendimento necessário por falta de insumos", destaca o deputado Henrique Queiroz Filho.

A estratégia inclui ainda a _Campanha Promoção 3D_, focada em incentivar a doação de sangue, órgãos e leite materno, com ações educativas e de conscientização que envolvem toda a sociedade.

Já o PL 2073 propõe a criação de uma cartilha institucional para conscientização e incentivo à doação. A cartilha será distribuída em escolas, universidades e centros de coleta, promovendo campanhas e palestras que desmistificam o tema e incentivam a doação de órgãos, sangue, tecidos e leite materno.

“O Setembro Verde deste ano carrega uma mensagem poderosa: ‘Seja o sim na vida de alguém! Diga sim à doação de órgãos e tecidos’. Isso destaca a importância do diálogo familiar sobre a decisão de doar. A doação de órgãos, além de ser um ato de extrema generosidade, tem o poder de salvar inúmeras vidas. Com a aprovação dos nossos projetos, acredito que Pernambuco pode se tornar um modelo de eficiência em coleta e conscientização. Agora é o momento de dizer ‘sim’ – à vida, à inclusão e à doação”, enfatiza o parlamentar.