segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Rinaldo Junior reedita a Tribuna 40, no Alto Santa Terezinha


O candidato a vereador pelo PSB no Recife, Rinaldo Junior, reeditou na manhã deste sábado (14), pela primeira vez em suas campanhas, a Tribuna 40, bastante usada pelo ex-governador Eduardo Campos em suas campanhas eleitorais.

Da mesma forma como era usada por Eduardo, Rinaldo usou um caixote de madeira, pintado nas cores do partido (amarelo e vermelho) e com pouco menos de meio metro de altura, com a descrição “’Tribuna 40”, deixando ele bem próximo das pessoas que lhe acompanhavam na caminhada no Alto Santa Terezinha, local escolhido pelo candidato para subir pela primeira vez na Tribuna 40.

“Subir na Tribuna 40 é mais que um sonho realizado, a gente honra o legado do nosso eterno Eduardo Campos, do nosso partido Socialista Brasileiro. Cada palavra dita ali carrega o peso de um compromisso verdadeiro com o povo e com o futuro que queremos construir. Escolhemos esse local, pois é simbólico, onde foi construído o primeiro Compaz, e que leva o nome de Eduardo Campos. Hoje, reafirmo que estou mais que pronto para pegar no serviço junto com o maior prefeito do Brasil, João Campos. É lado a lado, nesse projeto que vai além de qualquer eleição. Nossa cidade merece cuidado, ser um lugar melhor pra se viver. Hoje, já estivemos no Alto Santa Terezinha e no Alto do Pascoal, ouvindo o povo, dialogando cara a cara, com trabalho, respeito e coragem que vamos ultrapassar as barreiras e continuar transformando nosso Recife.”, ressaltou Rinaldo Junior.

TRIBUNA 40 – A Tribuna 40 surgiu na campanha eleitoral de Eduardo Campos em 2006, uma campanha com recursos limitados, quando Eduardo relembrou as históricas campanhas do tempo da redemocratização do país, quando existiam os comícios na Pracinha do Diário, com um “tamborete” e um carro de som próximo, com um fio comprido, e os candidatos discursavam em cima de um tamborete. Além das limitações financeiras, a Justiça Eleitoral tinha alterado algumas normas que deixava os candidatos mais restritos na campanha de 2006. Para driblar os empecilhos, Eduardo teve a ideia de fazer os comícios no caixote, com o objetivo de se aproximar da população. 

Eduardo retomou essa tradição, fez um caixote de madeira, pintou com as cores do partido e chamou de “Tribuna 40”, que foi às ruas pela primeira vez no dia 25 de julho de 2006, num final da tarde de uma terça-feira, quando o então candidato Eduardo Campos reuniu seu grupo político e começou a discursar em meio aos populares que circulavam pela Praça da Independência, no Centro do Recife. No início, poucas pessoas paravam para prestar atenção. Porém, no final da campanha a ferramenta já atraía a atenção de quem acompanhava as caminhadas de Eduardo Campos.