sábado, 7 de setembro de 2024

Professora Elcione lidera com 64% a preferência eleitoral em Igarassu


Pesquisa do Instituto Conecta sobre a disputa pela Prefeitura de Igarassu aponta liderança da prefeita Professora Elcione (PSDB) sobre Miguel Ricardo (Republicanos). No cenário espontâneo, quando os nomes não são mencionados aos entrevistados, Professora Elcione é mencionada por 36%, enquanto o candidato da oposição é lembrado por 20%. Não sabe/não respondeu representa 44%. Levando em consideração os votos válidos do cenário espontâneo, professora Elcione figura com 64% e Miguel Ricardo com 36%.

Por sua vez, no cenário estimulado, quando o nome dos candidatos são apresentados ao entrevistados, Professora Elcione aparece com 46% e candidato da oposição com 27%. Não sabe/não respondeu representa 16% e Nenhum/branco/nulo somam 11%. Considerando os votos válidos do cenário estimulado professora Elcione fica com 62% e Miguel Ricardo 38%.

A pesquisa também perguntou ao entrevistado sobre a possibilidade de voto. Esse foi o resultado:

MIGUEL RICARDO

Votaria com certeza - 29%

Poderia votar - 22%

Não votaria de jeito nenhum - 31%

Não conhece o suficiente - 10%

Não sabe/não respondeu - 8%

PROFESSORA ELCIONE 

Votaria com certeza - 45%

Poderia votar - 17%

Não votaria de jeito nenhum - 27%

Não conhece o suficiente - 3%

Não sabe/não respondeu - 8%

A gestão da prefeita Professora Elcione também foi avaliada pelos entrevistados.

Aprova - 65%

Desaprova - 21%

Não sabe/não respondeu - 14%

A pesquisa também consultou os entrevistados sobre o que eles acham em relação a expectativa de vitória. Esses foram os números:

55% dos entrevistados acreditam na vitória da Professora Elcione, enquanto que 26% acreditam na vitória de Miguel Ricardo. Não sabe/não respondeu 18% e Nenhum/branco/nulo 1%.

*A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE – PE-00134/2024 , ouviu 1.000 eleitores durante os dias 29 e 30 de agosto deste ano. O levantamento assegura um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3%.*