quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Na ONU com Lula, Humberto destaca liderança global do presidente e protagonismo do Brasil


Membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e vice-presidente Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, o senador Humberto Costa (PT) integrou a missão parlamentar do Brasil à 79ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, e destacou, nesta quarta-feira( 25), o papel do presidente Lula durante o evento e sua liderança na discussão de temas importantes como o combate a fome, as mudanças climáticas, o fortalecimento das democracias e a construção de um ambiente de paz mundial.

“O saldo dessa viagem foi extremamente positivo para o Brasil. O presidente Lula assegurou o protagonismo global que o nosso país merece e tem ajudado na construção de boas pautas e aberto diálogos sobre temas essenciais para o mundo. O que pudemos constatar nesses dias é como outras lideranças políticas mundiais reconhecem a legitimidade que tem Lula para pautar o debate e ajudar a construir saídas para as crises que estamos enfrentando no planeta”, afirmou o senador.

Desde o último sábado, Humberto Costa vem cumprindo uma maratona de agendas oficiais em Nova York. Além de assistir ao discurso de Lula na abertura da AGNU, o senador também participou de um debate sobre democracia na Universidade de Columbia, se reuniu com parlamentares americanos e esteve presente na reunião com chefes de Governo e de Estado em defesa do regime democrático. Hoje, ele acompanhou a abertura da reunião ministerial do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.

“Quando a gente dizia que a eleição de Lula ia trazer o Brasil de volta para o mundo era exatamente sobre isso que nós vimos aqui: um país soberano, capaz de falar de igual para igual com todas as nações e liderar debates importantíssimos como a emergência climática e o fim dos conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu. O Brasil voltou para o jogo e está batendo um bolão!", disse Humberto.