sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Governo de Pernambuco promove primeira ação do Plantar Juntos Manguezal, em Maracaípe


Na manhã desta sexta-feira (20), o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), promoveu a primeira ação do Plantar Juntos Manguezal, na praia de Maracaípe, no Litoral Sul pernambucano. A iniciativa, que aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, visa a recuperação de áreas degradadas de manguezais, que são classificados como um ecossistema de transição do bioma Mata Atlântica.

A ação aconteceu na área do Pontal de Maracaípe com o plantio de 224 mudas da espécie Mangue-Vermelho (Rhizophora Mangle), que foram doadas pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e destinadas para a recuperação do Manguezal. Houve a participação de representantes da Ecotainer Maracaípe e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com a gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Semas-PE, Danise Alves, a ação foi importante, já que o Manguezal é um importante ecossistema para o estado. 

"Esse momento foi um marco porque além do Dia Mundial da Limpeza, neste sábado é o Dia da Árvore. O Manguezal é um ecossistema importantíssimo por ter árvores que conseguem captar carbono, o famoso carbono azul, de uma forma mais eficiente que a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Além de ser um importante berçário para as espécies marinhas", ressalta.

A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mariana Rêgo, destacou a importância do engajamento da comunidade científica para o Movimento Plantar Juntos. "Estamos aqui com a nossa equipe do Laboratório de Etologia de Peixes (LEP) participando desse evento que é o Dia Mundial de Limpeza junto com o Plantar Juntos. Plantamos mais de 200 mudas de Mangue-Vermelho para preservar esse ecossistema riquíssimo. Como a gente trabalha com Tubarões, o mangue é um berçário para essas espécies", pontuou. 

*Plantar Juntos Manguezal*

Em junho deste ano, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) assinou o termo de adesão ao Programa Plantar Juntos do Governo do Estado. O Cetene doou 530 mudas de manguezal para a recuperação de áreas degradadas de Mangue em Pernambuco.

Desse total fornecido, 100 mudas de espécies de mangue também foram encaminhadas ao projeto Salve Maria Farinha e 206 para a Prefeitura do município de Rio Formoso. As espécies fornecidas incluem Mangue-Vermelho, Mangue-Branco e Mangue-Preto.