sábado, 21 de setembro de 2024

“Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira” nasce com o apoio de um grupo engajado com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável

 
Uma relevante ação para ampliar o entendimento sobre o tema da sustentabilidade está sendo desenvolvida na Serra da Mantiqueira. Um grupo composto por profissionais da área ambiental, líderes empresariais, acadêmicos e ecologistas se uniu para criar a Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira (ESM), que tem como objetivo reunir e capacitar pessoas para atuar de forma engajada na proteção do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir para a preservação da região.

A ESM será formalmente apresentada no dia 21 de setembro, com transmissão online no link https://www.youtube.com/@Instituto_Pharos, diretamente de Gonçalves (MG), no topo da Serra da Mantiqueira, uma área reconhecida como patrimônio natural, cultural e social do Brasil. A programação inclui atividades que abordarão o tema “Conscientização, Educação e Práticas Sustentáveis”, com a participação dos membros da ESM.

Pela manhã, a socióloga e jornalista Maristela Bernardo discutirá o tema “Políticas Públicas”, destacando aspectos relevantes sobre projetos de lei, como acompanhar suas aprovações e como dialogar com o poder público em pautas relacionadas ao meio ambiente. Na sequência, a arquiteta urbanista Alejandra Devecchi abordará “Ordenamento Territorial” e assuntos correlatos, como o Plano Diretor e os elementos que devem ser contemplados e monitorados.

No período da tarde, Everton Oliveira, diretor do Instituto Água Sustentável e conhecido como "Professor Água", falará sobre "Gestão Sustentável da Água". Ele discutirá a importância da preservação dos recursos hídricos, o uso racional, os direitos relacionados ao uso e preservação, bem como técnicas de captação e armazenamento. Em seguida, Mário Mantovani, geógrafo, especialista em recursos hídricos e ambientalista, apresentará o tema “Biodiversidade e Unidades de Conservação”, destacando as organizações de proteção ambiental, movimentos do terceiro setor e o combate ao desmatamento e outras práticas prejudiciais.

À frente do projeto está Eugênio Singer, profissional reconhecido por sua atuação em iniciativas voltadas à sustentabilidade e defensor da cultura participativa. Singer já mobilizou mais de 500 pessoas para compor este centro de conhecimento dedicado à proteção da Serra da Mantiqueira e à promoção do desenvolvimento sustentável.

“A proposta da ESM é estruturar uma base de pensamento voltada à sustentabilidade, capacitando cidadãos, gestores públicos, empresários e integrantes do terceiro setor para um desenvolvimento equilibrado, justo e resiliente”, afirma Singer. Ele complementa: “A Escola tem como premissa a preservação ambiental com justiça social e busca também valorizar a cultura e os artistas locais, criando oportunidades de trabalho e fortalecendo a cena cultural da região”.

A Serra da Mantiqueira abrange uma área de 1,5 milhão de hectares e 425 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sua preservação demanda a combinação de expertise técnica, engajamento de pessoas comprometidas com a conservação do ecossistema local e o apoio financeiro de empresas voltadas ao desenvolvimento sustentável — um desafio fundamental para a consolidação do projeto da ESM.

Serviços
Evento: Inauguração da Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira
Quando: 21 de setembro de 2024
Local: Transmissão online pelo link: https://www.youtube.com/@Instituto_Pharos
Horário: Início às 09h30