A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, através da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social, e da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, reforça a importância da participação das pessoas idosas nas eleições de 2024. Segundo a Lei nº 14.364/2022, pessoas com 60 anos ou mais têm direito à prioridade no momento de votar, o que inclui o atendimento preferencial nas seções eleitorais.
Além disso, a lei também assegura que os acompanhantes de pessoas idosas que necessitam de auxílio também tenham direito à preferência, mesmo que sejam eleitores de sessões diferentes. Isso visa mais conforto para que a pessoa idosa possa exercer o seu papel de cidadão.
A participação desse público nas eleições é de fundamental importância, a fim de garantir que suas vozes sejam ouvidas e que suas demandas sejam contempladas através das políticas públicas.
As pessoas idosas devem estar atentas ao seu local de votação, a sua sessão, e ao horário estabelecido. O exercício do voto é um direito garantido a todos e, para as pessoas idosas, significa também a construção de um futuro mais justo e inclusivo para as próximas gerações.
“Esse dia é muito importante pois as pessoas podem exercer de fato a sua cidadania, por isso é fundamental motivar as pessoas idosas, e falar sobre esse direito garantido em lei”, explicou a Gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Sepes, Sônia Alten.
Foto: Divulgação