sábado, 21 de setembro de 2024

Domingo (22) é dia do Contador, e a data foi celebrada com palestra e lançamentos de livros


O Dia do Contador é dia 22 de setembro e para comemorar a data, o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco promoveu na última sexta (20) um evento uma palestra sobre “O impacto da Reforma nos Planejamentos Tributários. 

Também houve o lançamento de dois livros na área de Contabilidade. “Contabilidade Introdutória de Holding”, escrito por Márcia Ferreira Neves Tavares, e “Desmistificando a Perícia Contábil”, de Paulo Cezar Ferreira de Souza.

A primeira obra de Márcia Ferreira é inédita no Brasil, por discutir especificamente a contabilidade da Holding Familiar e Patrimonial. Apesar da existência de diversas obras jurídicas sobre o tema, não há na literatura nacional uma obra dedicada exclusivamente para a contabilidade de Holding. O livro apresenta vários exemplos práticos para subsidiar os planejadores com os fundamentos da contabilidade direcionados à Holding Familiar e Patrimonial.

Márcia é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Holding pela BSSP. É sócia da Ferreira Holding Auditores. Este é o segundo livro da autora, que já tem no currículo a co-autoria do Teoria Avançada da Contabilidade, organizado por Jorge Katsumi Niyama.

Já o outro livro “Desmistificando a Perícia Contábil”, foi escrito por Paulo Cezar Ferreira de Souza, conselheiro do CRCPE. Paulo Cezar traz na bagagem dois livros em parceria e mais de 40 artigos científicos. Possui mais de 30 anos de experiência como perito contábil.
Com a obra, o autor quer apresentar para os peritos que já atuam e para os iniciantes, um modelo de laudo pericial contábil que, efetivamente, possa apresentar o trabalho pericial de uma forma racional, objetiva e eficaz. 

O livro é dedicado ao contador, professor, pesquisador e perito, Antônio Lopes de Sá, que escreveu a primeira edição do livro de Perícia Contábil, em 1992, quando não existiam outras obras sobre o assunto.