domingo, 1 de setembro de 2024

Codevasf investe R$ 1,4 milhão na pavimentação de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco


Um total de R$ 1,4 milhão está sendo investido pelo Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no recapeamento de vias da zona urbana de Rio Formoso, município da Zona da Mata Sul de Pernambuco. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à Companhia via emendas parlamentares.

As obras irão beneficiar cerca de 20 mil pessoas e estão sendo executadas por meio de parceria entre a Superintendência Regional da Codevasf no Recife (PE) e a Prefeitura Municipal de Rio Formoso.

Nas vias está sendo aplicado o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Ao todo, será recapeada uma área de 18,3 mil m², abrangendo as seguintes áreas do município: Rua Praça do Diário de Pernambuco; Travessa Paulino Damacena; Rua Sete de Fevereiro; Travessa Sete de Fevereiro; Rua Nossa Senhora do Rosário; Rua Adelmo Lucas de Oliveira (Bairro Centro); além das Ruas Projetadas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10 e 11, e Ruas Travessa 02 e 11 (Bairro Cohab).

O superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, destaca que essas obras diminuem a carência de infraestrutura, permitindo a promoção do desenvolvimento regional a partir da oferta de melhor acessibilidade. “A pavimentação asfáltica com CBUQ é o revestimento asfáltico mais utilizado para pavimentação de ruas e rodovias no Brasil, gerando assim qualidade de vida para população, pois melhora a trafegabilidade de veículos e pedestres”, ressalta.

A pavimentação com CBUQ tem uma série de vantagens, como maior resistência para o tráfego de veículos; melhor aderência dos pneus; boa impermeabilidade e alta durabilidade. Esses fatores em conjunto melhoram as condições de segurança para quem transita por essas vias.

Os serviços de melhoria de infraestrutura urbana fazem parte das ações promovidas pela Codevasf, seja diretamente ou por meio de convênios com os poderes públicos local e estadual. Entre as iniciativas estão calçamento e pavimentação de vias públicas; implementação e manutenção de estradas vicinais; além de construção de pontes e passagens molhadas.