sábado, 7 de setembro de 2024

Campus Party tem desafio com robô de braço articulado e simulador de voo


O público da Campus Party teve a oportunidade de participar de dois simuladores bastante divertidos. A primeira ação foi uma dinâmica de coordenação motora e raciocínio. Na ocasião, os campuseiros foram desafiados a guiar um robô com braço articulado por um percurso e com tempo estipulado. A segunda foi um simulador de voo, no qual os participantes foram desafiados a decolar, manter o avião no ar e pousá-lo sem nenhuma colisão.

Rodrigo Moura, estudante de Ciência da Computação, contou como foi a experiência de guiar o robô. “No começo, tive dificuldade em pegar o jeito do joystick, mas depois ficou bem mais simples. É bem intuitivo e interessante, nunca havia participado de uma dinâmica como essa”, afirmou.

De acordo com o coordenador dos cursos de Tecnologia da UNINASSAU Paulista, Danilo Emidio, essa experiência prática demonstra o potencial da robótica e da automação. “Foi uma atividade bastante positiva para os presentes na Campus Party, que formaram filas para participar de nossas atrações. Isso demonstra o grande interesse da comunidade em explorar e entender essas tecnologias”, explicou.

O simulador de voo também chamou a atenção dos jovens que circulavam pelo evento. Jonas Emanuel, estudante da EREM Professor Barros Guimarães, se divertiu durante a dinâmica. “A experiência foi muito boa. Já joguei no celular e poder usar um simulador de voo foi muito bom para mim. O joystick é muito legal e gostaria de ter em casa”.

“Essa experiência demonstra, na prática, habilidades no simulador de aviação. Foi uma atividade bastante positiva para os presentes na Campus Party. Isso mostra o interesse do público na aviação e tecnologia em uma experiência que poucos têm oportunidade de vivenciar”, explicou Marcílio Martins, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da UNINASSAU Boa Viagem.

As ações foram promovidas pela UNINASSAU, uma das patrocinadoras da Campus Party. Brindes e recompensas foram entregues aos campuseiros que cumpriram os desafios. Além disso, também houve uma experiência com óculos de realidade virtual para as pessoas jogarem basquete. 

*Painéis* - “Os rumos das experiências cinematográficas na era digital”, “Cidades inteligentes”, “Realidade aumentada” e “Proteção do patrimônio histórico” são alguns dos painéis promovidos pela Instituição de Ensino Superior durante o evento. Além desses, o Centro Universitário vai estar presente nos palcos "What’s Next", com um quiz no qual serão distribuídos brindes (incluindo almofadas e sacos de dormir para os campuseiros), e no "Petrobras", onde ocorrerá a palestra "Minecraft: Programação com Redstone", ministrada por Humberto Caetano, professor dos cursos de Tecnologia da UNINASSAU e conhecido como Professor Minecraft.