domingo, 25 de agosto de 2024

Uso da Inteligência Artificial em tratamentos oncológicos já é uma realidade possível



Com capacidade avançada de processamento de dados e aprendizado de máquina, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta ímpar na luta contra o câncer. Inicialmente explorada em pesquisas, a IA está rapidamente sendo aplicada em pesquisa básica, diagnóstico, tratamento e estratégias pós-tratamento, como afirma a oncologista Débora Porto, diretora médica do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), em Caruaru, Pernambuco.  

A capacidade da IA analisar grande volume de dados, reconhecer padrões sutis e detectar anomalias que escapam ao olhar humano tem revolucionado a forma como os profissionais de saúde chegam ao diagnóstico da doença. "O crescimento acelerado da IA e o impacto da tecnologia tem potencial de revolucionar a área da oncologia", destaca a oncologista Débora Porto. Além disso, a IA tem transformado a abordagem ao tratamento e monitoramento dos pacientes com câncer. "Os algoritmos de IA podem compilar várias informações e imagens que vão acelerar o diagnóstico precoce do câncer", acrescenta a médica.

Apesar dos avanços, a integração da IA na oncologia enfrenta desafios, como a necessidade de grandes volumes de dados de alta qualidade e a necessidade de validação contínua dos algoritmos. "No entanto, o potencial da IA para melhorar os resultados do tratamento, aumentar a eficiência e salvar vidas é imenso e continua a crescer, à medida que a tecnologia evolui", considera a oncologista.

NOA – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.