O Recife sediará o seminário realizado pelo Instituto dos Advogados de Pernambuco-IAP, cujo tema é O Anteprojeto do Código Civil (em Perspectiva de Direito Comparado). Será nesta segunda-feira (26), na Faculdade de Direito do Recife, às 19h, e na terça-feira, no Mirante do Paço, começando às 17h.
O evento recebe palestrantes renomados, entre eles Judith Martins-Costa, de Porto Alegre, grande referência do Direito Civil brasileiro e o jurista, professor da Universidade de Lisboa, António Menezes Cordeiro, atuante no cenário mundial.
Também participarão do evento, muitos outros convidados, de vários estados do País, como o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Pedro Rabello Bortolini, que integrará a mesa que fará uma análise crítica do Anteprojeto do Código Civil no Direito Societário e no Direito da Empresarial. Rebello é ainda Coordenador do Grupo de Estudo em Financiamento e Reorganização de Empresas da FGV-SP e membro do Fórum Nacional de Juízes Empresariais; João Otávio Terceiro Neto, Doutor e Mestre em Direito; Gustavo Azevedo; professor da faculdade de Direito; O professor Silvio Neves Baptista, destaque na advocacia pernambucana, entre os palestrantes locais, nacionais e de fora do País.
O encontro é resultado de parcerias importantes, a exemplo do Instituto de Direito Privado – IDiP e com o Instituto de Estudos Culturalistas – IEC, do Rio Grande do Sul. “A parceria tem a intenção de promover maiores conhecimentos para a nossa advocacia”, lembra Érica Ferraz (foto) que ao lado do vice-presidente do Instituto, Eric Castro e Silva, recém – empossados, montam agenda de encontros com vista a gerar cada vez mais conhecimentos .
“É preciso esmiuçar e entender as mudanças que estão sendo propostas pelo Anteprojeto do Código Civil, já que as alterações foram tão pouco discutidas. O seminário será uma grande oportunidade para este debate, uma vez que estamos reunindo palestrantes, juristas renomados e conhecedores do tema”, defende Ferraz.
O seminário começa na capital pernambucana e termina em São Paulo, na quarta-feira (29), a partir das 18h. António Meneses e Judith estarão tratando do polêmico tema no TRF3, numa promoção com a Escola de Magistratura da Justiça da 3ª Região – EMAG.