As tendências de uma liderança baseada na Comunicação Não-Violenta será tema de um workshop que será realizado amanhã (13), ministrado por duas profissionais da área de Recursos Humanos, com trabalhos reconhecidos nacionalmente. A carioca Juliana Sardinha, que é especialista em comunicação não-violenta, juntamente com Dani Maciel, CEO da Hub Ser.Tão People e especialista em Clima Organizacional, irão conduzir o curso “Comunicação Não-Violenta: um caminho para liderança corporativa saudável”.
O encontro é uma parceria do hub de soluções dedicadas ao desenvolvimento humano, Ser.Tão People, com a Belz Seguros, uma corretora de seguros que valoriza pessoas e impulsiona empresas. De acordo com Dani Maciel, a Ser.Tão acredita que cada pessoa possui, em sua essência, elementos, competências, habilidades e talentos que, quando bem utilizados, podem levar a grandes resultados nas organizações.
“Oferecemos serviços e ferramentas que acompanham toda a jornada dos colaboradores dentro das empresas, criando uma conexão autêntica e humanizada. Nosso objetivo é promover um ambiente de crescimento exponencial e incrível para trabalhar”, adianta Maciel. Já a parceira de negócios, a Belz Seguro em apenas oito anos, conquistou o reconhecimento de mais de 50 mil vidas gerenciadas e assistidas, liderando a transformação da gestão de saúde por meio de relacionamento humano, inteligência de negócios e consultoria personalizada.
A união das duas empresas fez surgir a necessidade do workshop que vai contemplar os principais líderes de RH de empresas de todo o Nordeste. A ideia é integrar expertises das mais variadas para proporcionar soluções ainda mais completas e eficazes aos clientes, transformando o cenário organizacional e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e sustentável para todos.
Mas, e afinal, o que a Comunicação Não-Violenta tem a ver com Liderança? De acordo com Dani Maciel, tem absolutamente tudo. Para ela, a virada de chave do líder acontece quando ele deixa de ser apenas executor de tarefas e passa a ser gestor de pessoas, equilibrando poder e influência. “A comunicação atravessa todo o relacionamento do líder com sua equipe e é pilar fundamental de fortalecimento de relações de confiança rumo ao alcance de resultados”, aponta.
É comum que a trajetória de um profissional até ocupar um cargo de liderança tenha foco em competências técnicas, as hard skills. Entretanto, é comum também que os mesmos profissionais apresentem uma lacuna em competências comportamentais, as soft skills, entre elas, estão a comunicação e o relacionamento interpessoal.
Elas são igualmente importantes para que o Líder alcance seus objetivos na gestão de pessoas. A Comunicação Não-Violenta (CNV) não é uma habilidade social de ser extrovertido ou de falar de um jeito legal e simpático. Comunicação é troca de entendimento. É uma habilidade estratégica e potente para a construção de relações de confiança e colaboração.
“Ao contrário do que muitos pensam, a Comunicação Não-Violenta não é sobre evitar conflitos. É sobre criar relações de confiança para que possamos lidar com os conflitos em um espaço seguro. Engana-se quem pensa que a CNV é sobre ser bonzinho, fofo ou “gente boa”, ressalta Maciel, reforçando que a ferramenta auxilia a encontrar caminhos de comunicação e colaboração respeitando diferenças e mantendo a autenticidade. O líder que experimenta a vivência da prática da CNV abre caminhos para criar pontes de diálogo com sua equipe, fomentando inteligência coletiva e atuando com um olhar sistêmico, incluindo todos os perfis e suas múltiplas necessidades e habilidades.
Quanto maior é a confiança existente entre líder e liderado, mais verdades o líder tende a receber. De posse das informações relevantes sobre o que acontece em sua equipe, é capaz de elevar a qualidade da sua gestão e conduzir esse grupo a resultados, ao mesmo tempo em que preserva a saúde e a segurança psicológica do ambiente de trabalho.
SERVIÇO:
O quê? Workshop “Comunicação Não-Violenta - um caminho para liderança corporativa saudável”
Quando? 13 de agosto (terça)
Horário: 8h às 12h; e das 14h às 18h
Público-alvo? líderes de RH
Onde: Vicalli - R. Maria Carolina, 574 - Boa Viagem, Recife