quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Paço do Frevo promove show de Paula Bujes na sexta e Arrastão no domingo - Tudo de Graça!!!

O Paço do Frevo encerra a programação de agosto e inicia a de setembro com duas ações amadas pelo público folião: a Hora do Frevo e o Arrastão do Frevo. Abrindo os caminhos para o final de semana, na sexta-feira (30), ao meio-dia, a Hora do Frevo convida Paula Bujes com o show Frevo Concertante. Com violino, rabeca e voz, ela vai entregar releituras e autorais com arranjos de colagens do universo erudito. No domingo (1°), o mês de setembro chega com toda a pompa da Troça Carnavalesca Mista “O Lord de Olinda” comandando o Arrastão do Frevo, a partir das 15h30. Ambos os eventos são gratuitos.

Na Hora do Frevo, das 12h às 13h, Paula Bujes (foto) presenteará o público com frevos autorais e releituras de compositores como Lourival Oliveira, Hermeto Pascoal, Maestro Duda, Levino Ferreira e Moraes Moreira, que é tema da novíssima exposição temporária do museu, Mancha de Dendê Não Sai - Moraes Moreira.

Gaúcha, a artista usará o violino, a rabeca e a voz para proporcionar um passeio pelos frevos que atravessam sua vivência no Recife desde a sua chegada na cidade, em 2013, misturando influências do violino erudito, da rabeca, do forró e da sua música autoral.

No domingo, para abrilhantar a chegada do mês de setembro em seu primeiríssimo dia, o Arrastão do Frevo traz a troça “O Lord de Olinda” sob cortejo da Orquestra do Babá pelas ruas do Bairro do Recife.

A agremiação homenageia Mario Medeiros Raposo, que desfilava pelas ladeiras de Olinda durante o Carnaval com o look que lhe garantiu o título honorífico de nobreza: fraque preto, luvas brancas, cartola e guarda-chuva. Por mais de 60 anos, Mario foi uma figura intrigante e única que reverenciou o Carnaval com seu estilo único.

Após seu falecimento, em 2006, sua família decidiu manter a história de Mario com a troça, fundada em 2008. Agora, com 16 anos de história, a agremiação guia o Arrastão do Frevo pela primeira vez. Com concentração às 15h30 em frente ao Paço do Frevo, segue arrastando foliões pelas ruas do Recife Antigo, dá uma volta no Marco Zero e faz seu retorno até o museu, para o ápice da festa.

PAÇO DO FREVO - Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização do Frevo, que é uma das principais tradições culturais do Brasil, o Paço do Frevo é patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan e um um convite à celebração da vida. Por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e do Mercado Livre, o patrocínio da Rede e Vitarella, o copatrocínio da SulAmérica, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

SERVIÇO
A Hora do Frevo com Paula Bujes
Sexta-feira, 30 de agosto, ao meio-dia
No térreo do museu
Acesso gratuito

Arrastão do Frevo com “O Lord de Olinda”
Domingo, 1° de setembro, às 15h30
Concentração na frente do Paço do Frevo
Gratuito