sábado, 31 de agosto de 2024

Orla de Boa Viagem se veste de fé e oração durante Marcha para Jesus 2024


70 mil pessoas de várias Igrejas cristãs se reuniram neste sábado para louvar a Deus. No percurso, paradas para orações pelos mortos e feridos no Santuário do Morro

Com um público estimado em 70 mil pessoas, a 26ª edição da Marcha Para Jesus no Recife encheu a Avenida Boa Viagem, na zona Sul do Recife, de demonstrações de fé, orações e muitos louvores. Para celebrar a fé cristã em uma festa que transcende as barreiras religiosas e promove a união entre as pessoas, o público saiu em caminhada seguindo sete trios elétricos, da frente do Edifício Castelinho até o Parque dona Lindu onde houve mais shows. A Marcha foi realizada durante a tarde deste sábado, 31 de agosto.

Além das apresentações religiosas, o evento teve muitos momentos de oração. Diante da tragédia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a Marcha Para Jesus no Recife realizou paradas ao longo do percurso para que fossem feitas orações em solidariedade a comunidade do Morro. Toda a direção do evento se solidariza com os familiares das duas vítimas fatais e com os irmãos em Cristo que fazem parte da Igreja. Neste momento de profunda dor e tristeza, todos os cristãos que participaram da Marcha estavam em clamor pela recuperação das pessoas feridas.

Pedindo para que o público apontassem as mãos para o céu e enviasse as bençãos para os moradores do Morro da Conceição, o coordenador da Marcha falou para os fiéis. “Nós somos um só e o nosso coração está com os nossos irmãos do Morro. Eu sei que a mão do Senhor está estendida para cada família enlutada, que hoje teve que sepultar seu ente querido. Mas a gente acredita que o Senhor vem consolar, que o Espírito Santo consolador vai agir e restaurar a vida dessas famílias e a saúde daqueles que ainda estão nos hospitais” destacou o bispo Daniel Domingos, coordenador da Marcha.

O evento atraiu pessoas com sede por mais um dia de fé, música e união. Como já é tradição, a Marcha Para Jesus Recife 2024 realizou uma campanha de arrecadação de alimentos, em parceria com o G10 Favelas. Essa iniciativa reforça o caráter solidário da festa, que busca contribuir com as comunidades mais necessitadas. “Foi muito bonito de ver milhares de irmãos de várias Igrejas unidos para fazer o bem”, pontuou Fausto Filho, coordenador do G10 Favelas, que será o responsável por distribuir o que foi arrecadado para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A edição 2024 da Marcha Para Jesus ainda contou com uma importante parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o que ampliou ainda mais o alcance social. Foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, testes de saúde, orientações sobre cuidados preventivos, vacinas e outros exames básicos.

Entre os artistas que participaram da Marcha, estão: Renascer Praise, Isadora Pompeo, Lukas Agustinho, Soraya Moraes, Gabriel Asaph, Ton Carfi, 2Metro e Victin. Além da música, o evento também teve atividades voltadas para o público infantil, como o tradicional trenzinho e apresentações de dança. A organização se preocupou ainda com a inclusão, garantindo a presença de intérpretes de Libras para que pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar todas as atividades.

A organização da Marcha é da Igreja Renascer, que recebe apoio de outras igrejas cristãs: a Igreja da Família Sede, Assembleia de Deus, Quadrangular, Cidade da Luz, Canaã, Casa da Benção, ADVEC, Verbo da Vida, Nova Vida, M12, Restaurando Vidas, Projeto de Casas de Recuperação, Purim, Igreja Apascentar, Iabv e Igrejas Batista (Convenção Batista, Família 61, Igreja Lagoinha Church), além da ADBras, de Igrejas Anglicanas e da Comunidade Católica Carismática. 

Essa diversidade de apoio demonstra a força do movimento, que congrega diferentes comunidades em torno de uma causa comum.

Trânsito
Por conta da Marcha, uma caminhada com concentração no Edifício Castelinho que seguiu até o Parque Dona Lindu, o trânsito da Avenida Boa Viagem foi bloqueado nesse percurso, durante a tarde do sábado. Os participantes seguiram no sentido oposto à direção que os veículos costumam passar. Agentes da CTTU e Policiais Militares acompanharam a Marcha, que não registrou incidentes. 

“Vivemos uma tarde de muitas bençãos. É de louvar a Deus porque foi tudo um sucesso. Queremos agradecer a Prefeitura do Recife e ao Governo do Estado por todo o apoio. 70 mil pessoas aqui reunidas e isso é o resultado de um trabalho que a gente entrega a Deus”, finalizou o Bispo Daniel. 

Origem
A Marcha Para Jesus, que teve origem na Inglaterra, chegou ao Brasil como um evento que reúne cristãos de diferentes denominações. No Recife, a caminhada se tornou uma tradição que atrai não só os moradores locais, mas também fiéis de outras regiões, transformando-se em um momento de comunhão e celebração da fé em Jesus Cristo. Nesta edição de 2024 na capital pernambucana, a organização estima um público que ultrapasse as 35 mil pessoas.