A Compesa iniciou nesta terça-feira (20) a obra para implantação de rede coletora de esgoto na Rua Cruz Alta, em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes. Serão assentados 375 metros de tubulação nessa via, com 280mm de diâmetro e a uma profundidade de 2,82 metros. A intervenção será executada por meio do método não destrutivo (MND), ou seja, a tubulação será implantada por uma máquina através de dois furos direcionais, um em cada extremidade da rua, sem a necessidade de abertura de valas nas vias. Essa metodologia é utilizada para diminuir os impactos à população e ao tráfego de veículos.
A atividade na Rua Cruz Alta será dividida em quatro trechos, mas apenas no primeiro, cerca de 50 metros, haverá um desvio total da via, entre a Rua A e o terminal de Barra de Jangada. Neste ponto, o fluxo de veículos ficará bloqueado até o próximo sábado (24) e os motoristas devem obedecer à sinalização local e realizar um desvio alternativo. Os ônibus que seguem sentido Cidade/Centro estão fazendo o retorno por trás do Terminal e os ônibus que vêm de Gaibu, o desvio está sendo realizado pela Rua Caxias do Sul.
Após o dia 26/08, o trecho da obra ficará com interdição parcial da via e o trânsito ficará liberado, sem necessidade de desvio. A previsão para finalização desta ação é até o dia 16/09. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização no local e desvios apresentados respeitando o sentido de fluxo das vias. As equipes da BRK, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, atuarão na área das 7h às 17h, de segunda a sexta.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Plantão Social da obra (81 99195-5717). Essa iniciativa faz parte da segunda etapa da obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes, e vai beneficiar 120 mil moradores dos bairros de Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Piedade e Prazeres com o acesso a coleta e ao tratamento do esgoto.