sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Médica que diagnosticou primeiro caso de AIDS em Pernambuco recebe homenagem na Alepe


Com premiações nacionais e internacionais, a médica gastroenterologia e epidemiologista Ana Maria Brito recebeu o título de cidadã pernambucana nesta quinta-feira (06), em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

Nascida no Rio Grande do Norte, de origem humilde, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. É mestre em Medicina Tropical, doutora em Saúde Pública e pós-doutora em Epidemiologia.

“É uma honra para a medicina,
para a saúde, Fiocruz e para Pernambuco contar com uma pessoa com tanta competência e com tanto para nos entregar. Fico muito feliz por poder, de certa forma, marcar a vida de Ana Brito com esse honraria. Hoje Pernambuco dá à Ana o que é de Ana: o título de cidadã pernambucana!”, comemorou o propositor da honraria, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que já foi orientando de mestrado da epidemiologista.

“Dos meus 70 anos foram mais de 50 vividos com orgulho nesta terra. Quando cheguei aqui só trazia a coragem e a certeza de que não podia parar de estudar. Eu decidi que não faria da doença uma mercadoria, nem da medicina um comércio. Decidi que iria trabalhar em prol da saúde de todos!”, ressaltou a homenageada.

Ana atua como professora adjunta na Universidade de Pernambuco e como pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz. É investigadora principal da pesquisa sobre a prevalência da exploração sexual comercial de crianças e adolescente, na Região Metropolitana do Recife.