sexta-feira, 2 de agosto de 2024

MAPE homenageia Naná Vasconcelos no festival Pernambuco Meu País


A MAPE — Moda Autoral de Pernambuco comemora três anos com desfile em homenagem a Naná Vasconcelos, nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, quando o percussionista pernambucano completaria 80 anos de idade. A apresentação ocorrerá em Pesqueira, no Agreste do Estado, dentro da programação do festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Fundarpe.

Estilistas e designers das marcas que compõem a MAPE — Moda Autoral de Pernambuco vão apresentar roupas, acessórios e calçados criados sob o espírito artístico e estético do músico pernambucano que faleceu em 2016. O desfile da MAPE em Pesqueira está marcado para começar às 18h, em frente à Câmara Municipal da cidade (Rua Cardeal Arcoverde, s/n), com a presença de Patrícia Vasconcelos, curadora da obra de Naná e viúva dele.

Esta será a segunda apresentação do desfile, que estreou em julho, na 24ª Fenearte, e terá 24 modelos vestindo peças elaboradas tendo como referencial Naná Vasconcelos, artista que, durante a sua trajetória, esteve próximo da criação em moda. Um dos trabalhos dele, aliás, o CD “Contaminação”, lançado em 1999, foi gravado sob influência de participações que ele fez em desfiles da grife M.Officer.

“Este desfile é uma celebração à criatividade. Com reverência a Naná Vasconcelos, artista grandioso na criação musical e que também assinalou uma estética visual marcante, a MAPE festeja três anos de uma política pública que enaltece a criação em moda autoral; uma moda criativa e conectada com a nossa cultura, da qual Naná é um dos referenciais”, ressalta Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

*TRÊS ANOS DA MAPE*

Política pública do Estado de Pernambuco, a MAPE — Moda Autoral de Pernambuco é uma iniciativa de economia criativa da Adepe, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Funciona em formato de loja colaborativa e comercializa roupas, acessórios e calçados de, atualmente, 82 marcas pernambucanas de moda autoral

Localizada junto ao Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero do Recife, a MAPE foi inaugurada em julho de 2021. Desde então, se estabelece como importante vitrine da moda autoral do Estado.

*Serviço*
MAPE — Moda Autoral de Pernambuco desfila Naná Vasconcelos
Dia 2 de agosto, às 18h, em frente à Câmara Municipal de Pesqueira
(Casa Anísio Galvão — Rua Cardeal Arcoverde, s/n, Centro)