A solenidade oficial de posse da nova diretoria do tradicional Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), tendo Érika Ferraz e Eric Castro e Silva, como presidente e vice, será nesta quinta-feira (15), no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, às 18h30.
“A cerimônia será marcada por uma homenagem à História da Defensoria Pública do Estado, em nome do reconhecido defensor público pernambucano, Nilzardo Carneiro Leão, a quem admiramos e aplaudimos pela sua trajetória, e ainda, celebraremos o aniversário dos cursos jurídicos no Brasil, instituído em 1827 e comemorado em 11 de agosto como o Dia do Advogado”, destaca Érika Ferraz.
Érika Ferraz é a primeira mulher a assumir a presidência do IAP, em seus 173 anos de existência. Fazem parte também da nova diretoria do Instituto dos Advogados de Pernambuco para o biênio 2024-2026, os advogados Pietro Duarte (Tesoureiro); Emília Queiroz (Secretaria-Geral); Paulo Artur Monteiro (Secretário Geral Adjunto); Jáder Lemos Neto (Diretor de Revista) e Eduardo Paurá (Diretor de Relações Institucionais). O advogado Gustavo Ventura, que empossa agora a nova diretoria assumiu o instituto, em 2020.
O Instituto dos Advogados de Pernambuco IAP surgiu em 11 de maio de 1851. Se constitui como o segundo mais antigo Instituto do segmento do país. O primeiro é o Instituto dos Advogados Brasileiros, fundado em 1843, com sede no Rio de Janeiro. A escolha da nova diretoria se deu em junho último, por chapa única. “Queremos intensificar parcerias e promover conhecimento, aproximar mais o Instituto das advogadas e advogados pernambucanos e inovar com vista às transformações digitais que sabemos ser uma realidade sem volta", afirma Érika.
A presidente do IAP lembra que a primeira realização na agenda da nova gestão já está programada e voltada para a geração de conhecimentos: “A realização de encontros, debates, já começa a acontecer com um seminário nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife e no dia 29, em São Paulo tendo como tema o Anteprojeto do Código Civil em Perspectiva do Direito Comparado, o qual trará para Pernambuco dois dos mais brilhantes juristas da área, a professora Judith Martins-Costa e o professor português Antônio Meneses Cordeiro. O IAP realiza o evento em parceria com o Instituto de Direito Privado – IDIP e Instituto de Estudos Culturalistas - IEC, do Rio Grande do Sul”.
*O homenageado*
O jurista Nilzardo Carneiro Leão é reconhecido como um dos maiores nomes da advocacia de Pernambuco. É também imortal da Academia Pernambucana de Letras - APL , ocupando a cadeira de número 18, antes pertencente ao escritor Ariano Suassuna. Na sua trajetória como professor teve passagens pela Faculdade Barros Melo, a Aeso, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e escritor. Entre as obras lançadas por ele, destacam-se “Do Processo Penal Brasileiro”, publicado em 1964, e “Universidade e Cultura”, de 1979, entre outros. São mais de 60 são dedicados ao exercício do Direito.
*Érika Ferraz:* Atuou na gestão passada como vice-presidente do IAP. É graduada em Direito pela UFPE (1996) e Pós-graduada em Direito Empresarial pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco, conclui mestrado em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Integra o escritório Ferraz & Friedheim Advogados, onde milita na advocacia tanto no Estado quanto na capital paulistana desde 1997. É especializada ainda em Direito Comercial e Civil e sua trajetória reúne pioneirismos: foi a primeira advogada a exercer o cargo de Desembargadora titular no TRE/PE (2015 a 2019), e ainda a primeira ouvidora mulher da Instituição. Mantendo esse caminho de pioneirismos, será a primeira advogada a exercer o cargo de Presidente do Instituto (IAP). Érika Ferraz foi diretora de várias instituições de advogados e membro da comissão nacional de direito empresarial da OAB-PE.
*Eric Castro e Silva:* É advogado com mais de 15 anos de experiência, especializado em Direito Financeiro e Tributário. Possui formação acadêmica sólida, sendo Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). É, ainda, professor de Direito Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), órgão colegiado do Ministério da Economia, por 7 anos. É reconhecido por sua dedicação e expertise em questões tributárias complexas, oferecendo soluções jurídicas eficientes e inovadoras.