sexta-feira, 30 de agosto de 2024

História: Há 65 anos, outra tragédia também aconteceu no Morro da Conceição

 

Com a notícia do desabamento do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na tarde desta sexta-feira (30), que causou a morte de duas pessoas – um homem e uma mulher – e mais de 20 feridos, houve quem se lembrasse de uma outra tragédia, ocorrida há 65 anos. Na madrugada de 8 de dezembro de 1959, estava acontecendo no alto do morro, próximo à antiga igreja, a festividade popular (não-religiosa). A partir do ano seguinte, após a tragédia., a parte profana da festa passou a ser no pé do morro, próximo à Avenida Norte e ao Largo Dom Luís.

Não se sabe o que deu início a um pânico generalizado, se alguém atirou para cima ou se um cilindro de gás mal instalado havia explodido. O fato é que as milhares de pessoas que ali estavam aglomeradas, entraram em pânico e correrias. O resultado: sete pessoas morreram pisoteadas: três adultos, três crianças e um bebê de apenas seis meses. Também se falou em uma explosão de gambiarra – instalação elétrica improvisada. O fato é que o tumulto aconteceu nas barracas de lanches.

A Festa do Morro da Conceição é um dos maiores eventos religiosos da cidade, atraindo mais de um milhão de pessoas. A devoção à Virgem Maria é tão grande que o dia 8 de dezembro é feriado municipal, mesmo que a santa não seja a padroeira do Recife. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco à festa em 2022. Na noite de ontem (29) uma missa havia sido realizada como uma contagem regressiva, faltando 100 dias para a Festa Religiosa de Nossa Senhora da Conceição.

DevoçãoA Imaculada Conceição ou Imaculada Concepção é um dogma ("verdade inquestionável") da Igreja Católica que afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua concepção, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, sendo portanto cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Imaculada Conceição de Peter Paul Rubens no Museu do Prado.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477. Atualmente, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria (8 de Dezembro) é festa de guarda em toda a Igreja Católica, exceto em certas dioceses ou países onde, com a prévia aprovação da Santa Sé, a sua celebração foi suprimida ou transferida para um domingo. Festa de guarda significa que todos os fiéis católicos devem obrigatoriamente participar da missa, como se fosse um domingo.

O Morro - Antes chamado de Outeiro de Bagnuolo e Outeiro da Bela Vista, em 1904, passou a ser chamado de Morro da Conceição. Na ocasião, o bispo do Recife, Dom Luís Raimundo da Silva Brito, mandou erigir no seu alto um monumento a Nossa Senhora da Conceição, que foi construído na França e ali erguido, em comemoração ao cinqüentenário do dogma da Imaculada Conceição.

Antes de sua inauguração, foram realizadas Santas Missões no local, em outubro de 1904, e foi a partir desse momento que os recifenses passaram a chamar o local de Morro da Conceição. Antes da inauguração do monumento foi aberta uma estrada para dar acesso ao local.

Em 8 de dezembro de 1904, com a inauguração do monumento, uma grande multidão acorreu ao local, transformando-se em local de romaria e a data passou a ser feriado municipal. Agora, em 2024, já se estava na expectativa dos 120 anos da Festa no Morro, quando ocorreu a tragédia de hoje, 30 de agosto. Dois anos depois, em 1906 foi construída uma capela próxima ao monumento a Nossa Senhora da Conceição.

Desdobrando-se da Paróquia do Bom Jesus do Arraial e sendo elevada a paróquia, foi construída outra igreja, a igreja matriz, entre a antiga capela e a imagem de Nossa Senhora da Conceição. O local passou por processo de urbanização. A área, que antes servia de local para a festa, recebeu uma quadra poliesportiva e o terminal de ônibus ficou mais próximo da Imagem da Conceição.