Ao longo dos últimos anos, Pernambuco tem abraçado cada vez mais o karatê. Em 2023, o estado ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro do esporte, com mais de 100 atletas cadastrados, demonstrando o crescente interesse pela modalidade. Por isso, uma equipe de cineastas locais decidiu investigar a relação do estado com o esporte, traçando uma narrativa histórica, que tem início no Japão.
A pesquisa será tema da série "Karate, visse?!", que contará com cinco episódios, gravados em sete cidades pernambucanas (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, São José da Coroa Grande, Bezerros e Caruaru), além de São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Japão, China, Dinamarca e Portugal.
"O Karatê pernambucano vai muito além das competições. Aqui, praticamos com uma profundidade técnica que abrange defesa pessoal, aspectos terapêuticos, psicológicos e muito mais. Temos mestres que se formaram no Japão ou que possuem ligação direta com o que foi criado em Okinawa. E essa história é contada só no boca a boca, então a gente sentiu que precisava fazer algo", relatou o produtor, roteirista e apresentador Ruivão, que também é faixa preta no esporte.
As gravações da série terão início em outubro e novembro de 2024, quando a equipe embarca para as filmagens internacionais, e seguem até maio de 2025. O lançamento dos episódios está previsto para outubro de 2026 e contará com legendas em inglês e espanhol.