A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, visitou, nesta sexta-feira (dia 17), a mais moderna planta frigorífica da Masterboi, em Canhotinho. Também participaram da visita às instalações a vice-governadora Priscila Krause, os deputados estaduais Álvaro Porto e Antônio Moraes, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e mais convidados. Todos foram recepcionados pelo presidente da Masterboi, Nelson Bezerra.
A unidade em Canhotinho está comemorando dois anos de operações, época na qual a Masterboi anunciou novos investimentos, ampliação das instalações e a criação de novos postos de trabalho. A Masterboi já definiu o aporte de R$ 20 milhões, no decorrer do ano, com aumento no número de abate de animais, ampliação dos currais e aumento da desossa.
Exportadora de proteína animal, a Masterboi espera habilitação para que a unidade em Canhotinho também venda para a China. Essa abertura de mercado prevê novo investimento, de R$ 30 milhões, para 2025. Os recursos para nova ampliação prevêem novo aumento no número de abate, mais velocidade para os abates, novas câmaras frigoríficas, ampliação da estocagem e uso de novos processos com inovação.
Atualmente, a unidade em Canhotinho emprega aproximadamente 600 trabalhadores. No decorrer do ano, o quadro de funcionários terá novos 100 postos. Se ocorrer a abertura do mercado chinês para a unidade em Canhotinho, mais 400 empregos serão criados. Ao todo, são 500 novos funcionários.
A planta em Canhotinho receberá dois novos setores: de embutidos e porcionados. Esse último, para preparar porções com cortes de carne. Os embutidos representam uma nova na linha de produção da Masterboi. Os porcionados serão transferidos do Recife. Essa mudança vai servir para aumentar a capacidade de armazenamento na capital.
O presidente do Grupo Masterboi, Nelson Bezerra, é conhecido pela sua energia. Esse traço na personalidade empresarial tem reflexo no ritmo de crescimento do Grupo Masterboi. Começou em 2000, como atacadista de carnes. Em 2009, assumiu as operações do frigorífico em Nova Olinda, Tocantins. Em 2015, inaugurou outro em São Geraldo do Araguaia, no Pará. Em 2022, foi a vez de Canhotinho. Em 2023, o Grupo Masterboi abateu 386.766 bovinos e 1.124 suínos. Os suínos são exclusivos para a unidade em Canhotinho.
Outra dedicação de Nelson Bezerra é o estímulo à pecuária na região. Quando decidiu instalar um frigorífico em Canhotinho, ouviu que a região não tinha grande vocação. Dois anos depois de inaugurado o frigorífico, com a expectativa do gado nordestino abastecer o mercado chinês, as propostas que chegam à Masterboi são diferentes. Criadores de gado do Ceará abriram diálogo com autoridades do estado para atrair a Masterboi na instalação de um novo frigorífico no estado. Uma vantagem do Ceará é a proximidade com Piauí e Maranhão, dois estados criadores e, hoje, clientes da planta em Canhotinho.
Sobre a Masterboi
A Masterboi é uma empresa pernambucana com 24 anos de fundação, é considerada uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com três unidades pelo país: em Nova Olinda, no Estado do Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, transportadora e seis lojas. A Masterboi conta atualmente com a colaboração de mais de 4 mil funcionários, e exporta para 117 países.
Na foto, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause, ao centro, com os deputados estaduais Álvaro Porto e Antônio Moraes; a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, além de alguns convidados.