Em um movimento que marca uma nova etapa de seu trabalho missionário, Gilberto Barbosa, fundador da Comunidade Católica Obra de Maria, acompanhado pelos co-fundadores da Canção Nova, Luzia Santiago e Wellington Jardim, embarcou em uma missão especial aos países de Angola, Moçambique e Benin, com duração até o final de agosto de 2024.
A iniciativa, denominada “Anuncia-me”, tem como objetivo principal a evangelização e o trabalho social, visando alcançar um número cada vez maior de pessoas e fortalecer a presença da Igreja Católica em determinados países. A campanha de evangelização surgiu no Acampamento PNH de 2024, sendo uma parceria entre a Obra de Maria, a Canção Nova e os Jovens Sarados, um canal de evangelização no Youtube para jovens do continente africano.
Durante a missão, os representantes da Obra de Maria e da Canção Nova atuam em estreita parceria com bispos locais e membros das comunidades africanas, buscando divulgar o projeto e mobilizar a população para a causa. A escolha da África não foi por acaso, uma vez que o continente possui um grande potencial para a evangelização e apresenta diversas necessidades sociais que a comunidade busca atender.
Gilberto Barbosa destaca a importância e a responsabilidade de levar a Palavra para mais pessoas, “Nós somos a voz e os ouvidos de Jesus. Ele só chegará até muitos se nós formos até eles. Então a nossa missão é evangelizar”, afirma.
35 ANOS DA OBRA DE MARIA
Enquanto Gilberto expande os horizontes das missões para a África, no Brasil, a comunidade se prepara para celebrar um marco histórico: os 35 anos da Obra de Maria. A grande festa, que acontecerá em janeiro de 2025 na Arena Pernambuco, contará com três dias de shows, palestras e momentos de profunda espiritualidade. Os maiores nomes da música católica, como Padre Fábio de Melo, Padre Marcelo Rossi e Frei Gilson, estão confirmados no evento, que promete emocionar e inspirar milhares de pessoas.
“Faça-se em mim segundo a tua palavra”. O versículo bíblico descrito no livro de Lucas 1:38, é o tema da celebração e reflete os valores da comunidade. Esta passagem oferece aos cristãos um exemplo sublime de fé e obediência, mostrando como Maria aceitou a missão divina com o propósito de servir à humanidade.
A comunidade, fundada em 1990 por Gilberto Barbosa e Maria Salomé, é conhecida por seu trabalho de evangelização e solidariedade. Atualmente, conta com mais de 5.000 missionários e voluntários espalhados em mais de 50 países, incluindo a África.