A 23ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será promovida pela Prefeitura do Recife da próxima quarta-feira (21) até o dia 28 de agosto. Neste ano, o tema é “A Importância da Articulação Intersetorial das Políticas Públicas para Inclusão da Pessoa com Deficiência”. Seminário, festival paraolímpico e passeios com o Olha! Recife estão na programação do evento que contará com a participação de pessoas com deficiência e da sociedade em geral. A Semana faz parte do calendário oficial do Recife pois foi estabelecida pela Lei nº 18.246, de 22 de julho de 2016.
“O objetivo de mais uma Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é promover o debate, a inclusão da pessoa com deficiência, trazer visibilidade para esse público, chamar a população em geral para o debate sobre como essas pessoas deverão ser incluídas, seja nas políticas públicas, seja nos programas, nas ações desenvolvidas tanto pelo poder executivo quanto pela população em geral”, explicou o gerente da pessoa com deficiência, Paulo Fernando. “Hoje, segundo o censo do IBGE, somos 182 mil pessoas com deficiência na capital pernambucana, uma das capitais que tem mais pessoas com deficiência, 11% de sua população. Então é para isto que a gestão municipal realiza mais uma semana trazendo ao debate as políticas públicas de inclusão para essa parcela da população”, acrescentou.
Nesta quarta-feira (21), das 8h às 12h, estudantes da rede municipal vão participar do Seminário “Protocolo Municipal de Reabilitação Intelectual”, no COMPAZ Leda Alves, no Pina. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas.
Dentro da programação da 23ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) será palco do Festival Paralímpico, que acontece na quinta-feira (22), das 8h às 12h. O evento reunirá cerca de 120 estudantes com deficiência dos Anos Iniciais e Anos Finais da Rede Municipal de Ensino do Recife, além de seus familiares, para participar de atividades esportivas lúdicas. Quem quiser acompanhar a competição, basta comparecer ao Geraldão e assistir de graça.
Na sexta-feira (23) e no dia 28 de agosto, as atividades ficarão por conta do Olha! Recife. Primeiro, na sexta, às 15h, será realizado um passeio de Catamarã para apresentação do Recife e de suas pontes sobre as águas do Capibaribe. Já na quarta, dia 28, o passeio será a pé, pelas ruas do Bairro do Recife, às 14h. Será uma visita guiada, que promoverá acessibilidade, através de audiodescrição e Libras.
No dia 27 de agosto, terça-feira, os 20 alunos que concluíram o Módulo II em Libras no COMPAZ Paulo Freire, no Ibura, vão receber os seus certificados. O evento vai acontecer às 14h nesse mesmo COMPAZ que eles frequentaram entre os meses de julho e agosto. A carga horária do curso foi de 30 horas.
A 23ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência. A iniciativa tem o apoio das secretarias de Segurança Cidadã, Educação, Esporte, Saúde e Turismo e Lazer do Recife. Quem quiser saber mais informações pode enviar um email para gpcdrecife@gmail.com ou ligar para (81) 3355.8645.
Confira a programação:
Data: 21/08
Horário: 09h
Local: COMPAZ Leda Alves
Atividade: Seminário sobre “Protocolo Municipal de Reabilitação Intelectual”
Data: 22/08
Horário: 08h às 12h
Local: Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
Atividade: Festival Paralímpico
Público: Estudantes com Deficiência dos anos iniciais e anos finais da RMER e familiares
Data: 23/08
Horário: 15h
Local: Catamarã
Atividade: Olha! Recife. Passeio de Catamarã – Recife e suas pontes
Data: 27/08
Horário: 14h
Local: COMPAZ Paulo Freire
Atividade: Certificação do II módulo da turma de LIBRAS
Data: 28/08
Horário: 14h
Local: Recife Antigo
Atividade: Olha!RECIFE -
Visita guiada contemplando alguns lugares do Recife antigo com audiodescrição e Libras
Visita guiada contemplando alguns lugares do Recife antigo com audiodescrição e Libras