sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Equipe brasileira conquista o primeiro ouro no Campeonato Mundial de Salvamento Aquático


A equipe brasileira, apoiada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) fez história ontem ao conquistar a primeira medalha no maior evento do esporte salvamento aquático do mundo, o Lifesaving World Championship 2024 – LWC 2024, que acontece na Austrália. A medalha veio no Revezamento com Barreiras Master +170. Que teve a participação do Marcelo Fernandes Mendes, Claudenir Celestino de Jesus, Vitor Dias Dvorsak e do Magno Cássio Cardoso.

O campeonato, que acontece na praia de Gold Coast, em Queensland, Austrália teve início no dia 20 de agosto e segue até 8 de setembro, conta com cerca de 5.000 competidores de mais de 50 nações. A comitiva do Brasil conta com 23 atletas e, pela primeira vez, com um árbitro brasileiro. O campeonato, vai muito além de uma competição que desafia competências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais como outros esportes, pois possui um caráter humanitário de salvar vidas. 

As competições envolvem, através de simulações as competências de salvamento ao utilizar a corrida, a natação, a remada com pranchas ou ski, pilotagem de embarcações de motoaquática e bote inflável; existem ainda cenários de incidente com múltiplas vítimas em ambiente aquático. De acordo com o Coronel Fábio Braga, Presidente da Sobrasa, “essa medalha de ouro representa a celebração da vida e trabalho desses heróis que diariamente estão nas praias, piscinas e rios prevenindo o afogamento e salvando vidas - esses são nossos GUARDA-VIDAS e Voluntários brilhando"