O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é uma média entre a proficiência (prova) e o indicador de rendimento (aprovação, reprovação e evasão). Em 2023, apenas 24% dos municípios brasileiros atingiram a meta do IDEB ao final do ensino fundamental.
Dentro desse contexto, observamos que Caruaru avançou nas políticas de incentivo à aprendizagem dos estudantes, tanto em língua portuguesa quanto em matemática. Analisando o cenário no âmbito estadual, entre as cidades de grande porte, Caruaru ocupa o segundo lugar em proficiência no IDEB 2023 para os anos finais e o terceiro lugar para os anos iniciais. É importante lembrar que, em 2021, ano de referência da última avaliação do IDEB, período em que o Brasil ainda enfrentava a pandemia, o fluxo de aprovação foi praticamente de 100%. Isso afetou os resultados daquele ano, pois todos os estudantes foram aprovados, independentemente do desempenho individual.
Ainda analisando a proficiência, nos anos iniciais, Caruaru obteve uma nota média de 5,44 em 2021 e 5,59 em 2023. Nos anos finais, as notas foram 5,36 em 2021 e 5,41 em 2023. Esses números refletem um crescimento no nível de desempenho dos estudantes do ensino fundamental.
Quanto aos indicadores de rendimento, para os anos iniciais em 2023, o resultado obtido foi de 5,2. Já para os anos finais, o resultado conquistado foi de 4,8.
Analisando os dados históricos do IDEB, em 2013, o município de Caruaru obteve uma nota de 4,2 para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Já nos anos finais, no mesmo período, Caruaru não atingiu o índice mínimo no IDEB. Em 2015, os resultados apresentados foram, respectivamente, 4,5 e 3,5 para os anos iniciais e finais.
A partir de 2017, Caruaru iniciou uma nova era na educação, alcançando novos patamares, com 5,2 para os anos iniciais e 4,0 para os anos finais. Em 2019, houve um avanço para 5,5 e 4,9.
“É de extrema importância destacar o caminho que foi percorrido desde 2017 até aqui. Esses números valorizam os investimentos em educação e enaltecem a melhoria do ensino em nosso município, sinalizando que o futuro da educação em Caruaru será ainda mais promissor”, pontuou o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço.
Caruaru segue com grandes investimentos em educação, tanto no âmbito pedagógico quanto no estrutural. Isso inclui a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, a consolidação da aplicação do piso nacional, garantindo plenamente as condições de trabalho dos(as) profissionais da educação, além da aquisição de material didático, alimentação escolar com acompanhamento nutricional, climatização das salas de aula e formação continuada para preparar os(as) professores(as) a fim de assegurar uma educação de qualidade.
“Somos atualmente a cidade com o melhor acesso à educação no estado de Pernambuco. O conjunto de ações planejadas e desenvolvidas em nossa cidade reflete também na redução da evasão escolar, conforme destacado nos dados apresentados. Nossa expectativa é que, em 2025, o IDEB nos traga um resultado ainda melhor para Caruaru”, finalizou o secretário de Educação.