Na última terça-feira (27), o Sebrae Pernambuco, por meio de uma entrevista coletiva, lançou a terceira edição do Eli Summit 2024, que, pela primeira vez, será realizado em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Mas, por que realizar no Interior do Estado, após duas edições de sucesso na Capital Pernambucana?
Petrolina foi a sede escolhida porque hoje, o município, que está a 712 km do Recife, é o segundo maior polo de desenvolvimento econômico de Pernambuco e se destaca, não apenas no Nordeste, mas no Brasil como um todo. E mais: a partir de 2025, o Eli Summit deve ser realizado em outros estados.
Divulgação - A gerente de inovação do Sebrae, Evelyne Labanca (foto ao lado), fez uma apresentação detalhada mostrando que sim, Petrolina é o lugar, e que o Sertão hoje é símbolo de desenvolvimento e progresso. O município é o epicentro da Fruticultura Irrigada, responsável por 50% da balança comercial da produção e comercialização de frutas no Brasil – especialmente mangas e uvas – e que hoje se mostra viável devido a uma série de inovações.
“A divulgação desse evento é fundamental para nós e por isso mesmo, agradecemos a presença da imprensa hoje”, afirmou o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Murilo Guerra (foto abaixo). “Além do mais, Petrolina hoje é o segundo polo de inovações de Pernambuco”, complementa Guerra.
Desenvolvimento - Ao longo das décadas, Petrolina percorreu um ciclo virtuoso de promoção do desenvolvimento local sob a ótica da inovação. Hoje, no Brasil, há 350 municípios-polo de Ecossistema de Inovação Local e , em Pernambuco, são 14 municípios trabalhados pelo Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sebrae (entre essas cidades, por exemplo, estão o Recife e Igarassu).
O Eli Summit é um evento para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e a edição deste ano está com expectativa de 600 participantes de todas as partes do Brasil e do Exterior. O evento, que será realizado na Orla de Petrolina, ainda pode ser traduzido em números: 15 palestrantes brasileiros; 10 palestrantes de outros países, como Argentina, Cuba, Colômbia e Espanha, entre outros; seis palestras-master; 13 visitas técnicas; nove oficinas; seis painéis e mais de 200 sessões de benchmarking.
Alguns dos palestrantes são Lara Secchi Coelho (uma empresária local, do setor de Fruticultura); Heraldo Ourem (Porto Digital); Paulo Álvaro Roriz Dantas (Agrodan); Michel Couto (Agência Formô, entidade gaúcha especialista em projetos de inovação nas periferias) e a investidora-anjo Cris Alessi. Na programação também estão previstas visitas técnicas em locais como a Vinícola Rio Sol; Senar; Univasf; Central Valle e Sweet Valley, entre outros.
Serviço:
Eli Summit 2024
Datas: 11 a 13 de setembro
Local: Orla de Petrolina
Link para Inscrição: https://pe.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/103258549-eli-summit-2024