Essa é a história de um homem que atravessou várias gerações e tornou-se testemunha viva sobre a origem da economia artesanal que fez uma simples cidade do Interior de Pernambuco conquistar o título de “Capital do Jeans no Brasil”.
O documentário “No Rastro das Travessias” – que estreia neste domingo, 1º de setembro, em Toritama (Agreste de Pernambuco) – nos levará a trajetória de José Antônio da Silva, um sapateiro que até hoje sobrevive de sua profissão e atravessou gerações como um dos principais vendedores de acessórios de couro na Feira da Sulanca. Atualmente, a feira chega a receber cerca de 30 mil compradores em um único dia da semana.
O caminho entre a produção de sapatos e de confecções – hoje, principal fonte de renda em Toritama – despertou o interesse do estudante Igor Melo, 26 anos. Ele decidiu fazer o documentário para resgatar uma época que ele somente ouvia na infância durante os encontros da família. Como filho natural de Toritama, o jovem cineasta fez pesquisa, desenhou o projeto e captou recursos do Ministério da Cultura (Lei Paulo Gustavo).
O personagem principal tem muito o que ensinar sobre vocação, tradição, persistência e amor ao artesanato. Desde a infância, José Antônio revela sua fascinação pelos sapatos, construindo seu primeiro par com materiais encontrados em casa. Aos poucos, sua habilidade se aprimorou, e ele se tornou um mestre reconhecido por sua precisão e criatividade. O documentário tem a participação também do grupo musical formado pela cantora Mariclene Lima, Flor das Chagas (viola), Cássio Torres (sanfona) e Cizou José (rabeca).
A estreia ao público do “No Rastro das Travessias” acontecerá neste domingo, às 15h30, no Cine Aurélio, localizado na Rua João Pereira Tabosa, centro de Toritama.
Ficha Técnica:
Igor José: Diretor / Captação de Áudio/ Montagem
Gisele Lima: Filmmaker
Joyci Freire: Assistente de Produção
Gabriella Ambrósio: Roteirista/ Filmmaker
Vinícius Tavares: Diretor.
Mateus Tibúrcio de Souza: Color Grading
Jornalista Rose Maria: Narração
Paulo Lira: Mix e Masterização