A deputada Dani Portela concede nesta quarta-feira (07), o título de cidadã pernambucana a Analba Brazão Teixeira, histórica militante do movimento feminista e negro no estado. A Reunião Solene acontece no Auditório Sérgio Guerra, da Alepe, a partir das 18h. Na cerimônia, a parlamentar também vai homenagear organizações e coletivos compostos e realizados por mulheres negras em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Analba Brazão Teixeira, nascida no Rio Grande do Norte, é antropóloga, socióloga, escritora e educadora feminista popular. Iniciou sua trajetória na militância durante a ditadura militar e a partir de 1980 se dedicou à defesa da vida das mulheres e da população negra. Chegou em Recife no ano de 2014, convidada para integrar a equipe do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia. Atualmente, integra o Fórum de Mulheres de Pernambuco, a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, a Articulação de Mulheres Brasileiras, a Articulação Feminista do MERCOSUL e as operativas nacional e estadual da Campanha Nacional do Levante Feminista pelo Fim do Feminicídio, do Transfeminicídio e do Lesbocídio.
Além do título, a Reunião Solene vai prestar homenagens a organizações e coletivos liderados por mulheres negras do estado. São eles: Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Coletivo Filhas do Vento, Uiala Mukaji, Abayomi Juristas Negras, Rede de Mulheres Negras Evangélicas, Grupo Espaço Mulher, Rede de Mulheres de Terreiro, Grupo Voz Nagô e Bloco Afro Obirin.
A deputada Dani Portela destaca a importância da atividade para a luta antirracista em Pernambuco. “Além de ser um ato de agradecimento às mulheres que tanto fizeram e fazem para o nosso povo como Analba, essa Solene serve para continuarmos demarcando o nosso espaço. Os movimentos protagonizados por mulheres negras contribuem para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais tão evidentes em Pernambuco. Reconhecer o trabalho dessas mulheres fortalece ainda mais a luta antirracista”, pontua.