quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Chico César improvisa dueto com Vanessa da Mata durante show em Pernambuco


No último final de semana, o paraibano Chico César e a matogros sense Vanessa da Mata, improvisaram um belo dueto das músicas “A prosa Impúrpura do Caicó” e “A força que nunca seca”, essa última gravada por Maria Bethânia, emocionando o público durante sua apresentação no Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo de Pernambuco, em Gravatá, no Agreste do estado. Juntos, os artistas deixaram Gravatá em estado de poesia.

É surpreendente pensar que o dueto não estava ensaiado, mas tudo começou quando, antes do show de Chico começar, Vanessa da Mata que iria se apresentar logo em seguida, convidou o cantor para uma conversa e sugeriu que cantassem juntos. Chico aceitou na hora, e após um único ensaio, estavam prontos. Não havia quem cantasse em coro.

No instagram, Vanessa da Mata compartilhou a sua gratidão por Chico. “Eu tinha uma letra chamada “A força que nunca seca” que falava da dificuldade de uma na estrada do Sertão do Brasil! Uma letra extremamente difícil no sentido de métrica e diferente do que se fazia na época. Chico César a musicou em cinco minutos. Uma melodia estrondosa, diferente como a letra pedia, quebrada como a estrada que levava aquela senhora! Ele a entendeu direitinho. Essa música em seguida, foi não só gravada por Maria Bethânia, como se tornou o título do seu disco! Eu fui lançada pelos dois aos 21 anos! Quanta honra, quanta glória se achar no meio dessa gente que eu tanto admirava!”, escreveu.

Durante o show, Chico ainda entoou Mama África, A Primeira Vista, Deus me Proteja, Vestido de Amor, e tantas outras canções. Músicas de outros artistas ganharam nova roupagem sob a guitarra e voz de Chico. Árvore (Edson Gomes), Sobradinho (Sá e Guarabyra), Admirável Gado Novo (Zé Ramalho) e um mash-up de Proibida Pra Mim com Lenha (Zeca Baleiro) encantaram a todos. O cantor ainda interagiu com o público ressaltando sua alegria de estar em Pernambuco e reverenciando sua banda. 

Finalizando esse show memorável, Chico César se uniu aos músicos que, de mãos dadas, entoaram com o público do Pernambuco Meu País a ciranda Mamãe Oxum.