Em alusão à campanha Agosto Lilás, o Instituto Banco Vermelho (IBV), em parceria com a UNINASSAU, realiza a 1ª Caravana Feminicídio Zero, em Brasília Teimosa e no Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. A iniciativa conta com a atuação de profissionais especializados e treinados para o atendimento adequado às mulheres vítimas de violência, disponibilizando serviço gratuito de consultoria jurídica e psicológica.
Para Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto Banco Vermelho, a iniciativa é mais um importante passo dado na busca da segurança da mulher. "Com a Caravana Feminicídio Zero chegaremos ainda mais perto das comunidades, das mulheres que vivem e sofrem diariamente com situações de violência, principalmente a doméstica. É mais um importante ato educativo, de mobilização, conscientização e acolhimento que realizamos de forma direta e efetiva para o enfrentamento da violência contra as mulheres, e em prol do feminicídio zero", declara.
A ação contará também com ativação de mobilização das comunidades por meio da entrega de cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, roda de conversa para a conscientização a respeito da importância da quebra do ciclo da violência, e distribuição de materiais educativos do IBV.
“A iniciativa é um testemunho do nosso compromisso em oferecer apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência. O objetivo é proporcionar o suporte necessário para que elas possam superar a experiência traumática e reconstruir suas vidas”, comenta Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social da UNINASSAU.
A Caravana Feminicídio Zero é uma iniciativa do Instituto Banco Vermelho em parceria com a UNINASSAU e apoio do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres; do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher; e da Defensoria Pública de Pernambuco.
INSTITUTO BANCO VERMELHO - O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta.
Tendo como sua principal missão a luta pelo feminicídio zero, o IBV atua nacionalmente para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades e já está presente em mais de 10 estados brasileiros.
O Instituto Banco Vermelho já conta com uma Lei Federal (Nº 14.942), sancionada pelo Presidente da República em 31 de julho de 2024; um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério das Mulheres, assinado em agosto, que promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher; além de Projetos de Lei aprovados em Recife-PE e Araguaína-TO e em tramitação no estado de Pernambuco.