São tantas as inovações tecnológicas aplicadas para facilitar a vida moderna, que não seria diferente na área da saúde bucal. O ortodontista Pedro Miranda – Invisalign Doctor e membro da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia-PE (CRO-PE) – destaca que o cuidado ortodôntico vai além da estética e da conquista do sorriso dos sonhos, mas passa pela saúde do sono, como consequência de um tratamento personalizado para cada panorama. Por isso a importância de saber as vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento disponível no mercado.
O ortodontista Pedro Miranda explica que o aparelho ortodôntico tradicional ou fixo (formado por bráquetes, arco metálico e borrachinhas) pressiona a arcada dentária, possibilitando a movimentação dos dentes. Há ainda os fixos estéticos (com bráquetes produzidos em policarbonato, porcelana ou safira). Apesar da finalidade do uso ser a mesma, os materiais são transparentes ou semelhantes a cor do esmalte do dente e, portanto, mais discreto. A manutenção do aparelho fixo deve ser feita a cada 15 ou 30 dias.
Já os alinhadores transparentes são fruto de uma tecnologia que existe há várias décadas. Além de invisível, eles oferecem outras vantagens, como detalha o ortodontista. “Para além do comprometimento da estética, o uso desse tipo de aparelho diminui de forma significativa o desconforto e dores durante o uso, uma vez que os bráquetes costumam machucar a parte interna dos lábios e bochechas, causando aftas na mucosa, bem como evita dores na mandíbula e dores de cabeça, resultantes da pressão exercida sobre os dentes, em decorrência dos ajustes feitos a cada manutenção. Evita ainda restrições na alimentação (uma vez que os bráquetes podem quebrar ou descolar com a mastigação de alimentos mais rígidos) e a dificuldade de higienização”.
Pedro Miranda afirma que os alinhadores transparentes também são responsáveis pela movimentação gradativa dos dentes por meio da pressão. O diferencial está na tecnologia aplicada ao modelo, segundo ele. “Inicialmente, é realizado um escaneamento 3D de alta precisão, quando a posição atual da arcada é analisada e o resultado final do tratamento é simulado, segundo as queixas e necessidades de cada paciente. Na ocasião, também é possível definir o tempo estimado de tratamento. Depois, os alinhadores específicos para cada etapa do processo são confeccionados (em impressoras 3D) com um material flexível, garantindo ótima adaptação dentária. Eles são trocados entre 7 e 14 dias, conforme o planejamento, o que proporciona um movimento gradual e mais confortável”.
O ortodontista acrescenta as vantagens do uso dos alinhadores transparentes: “Além da praticidade, conforto, facilidade na higienização bucal (uma vez que são removíveis) e discrição durante o tratamento, o custo-benefício é outro fator positivo, uma vez que o paciente não lida com surpresas ou custos adicionais durante o tratamento, já que o investimento financeiro é determinado no início do tratamento e o paciente conhece antecipadamente cada etapa do processo. Os resultados são, por fim, mais rápidos e satisfatórios”.
Indicação – Os alinhadores podem ser usados em casos de correção de sobremordida (os dentes superiores da frente se sobrepõem aos dentes inferiores), prognatismo (os dentes inferiores se projetam além dos dentes frontais superiores), mordida cruzada (dentes superiores e inferiores não se alinham, geralmente por atresia maxilar), diastema (espaçamento extra entre os dentes), mordida aberta (dentes superiores e inferiores não encostam), dentes apinhados (não há espaço suficiente na mandíbula para que os dentes se encaixem naturalmente) ou para alinhamento geral dos dentes (quando se quer apenas um sorriso mais bonito). Podem usar alinhadores pacientes com dentes de leite (a partir de 6 anos de idade) ou permanentes.
Invisalign – O sistema conta com os alinhadores transparentes mais avançados do mundo, com mais de 25 anos de inovação e 16 milhões de pacientes.
Uniclin – Além de trabalhar com alinhadores das melhores empresas do mundo, a Uniclin (onde o ortodontista Pedro Miranda atua) conta ainda com o próprio sistema de alinhadores, os alinhadores Uniclin.
*Pedro Miranda* – Formado, há 27 anos, em Odontologia, Pedro Miranda é especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular), Dor Orofacial e Ortodontia (aparelho fixo, aparelho estético – porcelana e alinhadores – Invisalign). É professor de Ortodontia, DTM e Dor Orofacial, com experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia) e Bruxismo. Faz parte da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia-PE (CRO-PE), junto com as profissionais Sandra Jordão, Ana Regina da Matta, Eleonora Burgos, Renata Grinfeld e Vânia Cristina.