O Agosto Branco – de conscientização e prevenção do câncer de pulmão – alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença que está em segunda posição em grau de incidência entre os homens e em quarta posição entre as mulheres, no Brasil, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). A oncologista e diretora médica do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), Débora Porto, destaca o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco como principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Apesar de não haver sintomas ou sinais específicos de identificação do câncer de pulmão precocemente, a médica Débora Porto explica que as manifestações mais frequentes da doença são tosse persistente; dor no peito; falta de ar; perda de peso de forma inexplicada; entre outros.
A especialista acrescenta que os tumores restritos ao pulmão, nos estágios I e II, são tratados de forma curativa. “A chance de cura é de até 70% em 5 anos, nesses casos. Nos demais, a escolha do tratamento deve ser individualizada de acordo com manifestação da doença e as características do paciente", esclarece a diretora médica do NOA.
Além do fumo, há outros fatores que podem contribuir para o surgimento da doença. Por isso, é necessário ficar alerta, como elucida a oncologista. A exposição a poluentes ambientais, assim como fatores genéticos e histórico familiar vêm sendo investigados como prováveis causadores do câncer de pulmão em não fumantes. "Em grupo de pacientes com alta carga tabágica é importante considerar a indicação do rastreamento com tomografia de tórax com baixas doses”, reforça a oncologista.
*NOA* – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.