quinta-feira, 15 de agosto de 2024

10 Anos sem Eduardo: Renildo Calheiros homenageia o ex-governador durante solenidade em Brasília

 

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene para homenagear a trajetória e o legado do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e governador por Pernambuco por dois mandatos, Eduardo Campos, que morreu há dez anos em acidente aéreo. A cerimônia aconteceu nesta quarta (14 de agosto) no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento contou ainda com a presença de titulares de outras Pastas, parlamentares e lideranças políticas.

Em nome do PCdoB, o deputado federal Renildo Calheiros fez questão de salientar que o ex-governador foi um homem público que colocou o bem-estar do povo e o desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil acima de qualquer coisa. “Seu compromisso com Pernambuco e seu amor pelo Brasil se refletiam em cada ação, em cada palavra, em cada gesto. Tenho o orgulho de tê-lo chamado de amigo em vida, e seu legado continua vivo, presente na memória de todos os pernambucanos” , afirmou Calheiros.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, ressaltou, durante a sessão, a lacuna que representa a perda de Eduardo. “Além de entender os desafios brasileiros, Eduardo gostava de gente. Sempre tratou os desafios com leveza e consistência. Por isso faz falta ao Brasil, em tempos de tanta complexidade de guerra cultural, ter uma presença lúcida e convincente como Eduardo. É de fato uma lacuna muito grande nesses tempos ainda obscuros”, afirmou a ministra.

A sessão foi presidida pelo deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) – filho de Eduardo - e solicitada por Gervásio Maia (PSB-PB). O também filho do ex-governador, João Campos, prefeito do Recife, também marcou presença na solenidade. Também estiveram presentes os ministros Margareth Menezes (Cultura), José Múcio Monteiro (Defesa), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg.