Na tarde da última quinta-feira (18), o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, se reuniu com a diretoria da Aena, administradora do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Em pauta, estratégias para a captação de novos voos para o estado. O encontro, que faz parte das ações de articulação do Governo do Estado para o impulsionamento do turismo em Pernambuco, contou com a participação de Raul Moya - Diretor Técnico de Operações e TI, Luiz Felipe Cavalcanti - Diretor de Aeroporto e Diego Moretti - Diretor Aeroporto do Recife.
Durante a reunião, o Secretário Paulo Nery destacou o potencial turístico de Pernambuco e as ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para fortalecer o setor: “Estamos dando continuidade ao belo trabalho de articulação do Governo do Estado na captação de voos. No último ano e meio, os recordes pré-pandemia vêm sendo continuamente batidos, mantendo uma tendência promissora de crescimento. Movimentação turística é, necessariamente, movimentação econômica, geração de emprego e renda para a nossa população”.
Os representantes da Aena apresentaram ações da empresa para auxiliar nessa prospecção. Dentre elas, a ampliação do terminal aéreo, que deve aumentar sua capacidade de 9 milhões e 36 mil passageiros para 9 milhões e 300 mil. O Secretário Paulo Nery se mostrou satisfeito com o encontro e com as informações apresentadas pela Aena. "Foi uma reunião muito produtiva, na qual pudemos conhecer toda a operação da Aena e discutir de forma conjunta ações estratégicas para Pernambuco. Estamos confiantes de que, com a união de esforços do Governo do Estado e da Aena, poderemos alcançar resultados ainda mais positivos para o nosso turismo", afirmou o Secretário.
*Malha aérea de julho*
Para este mês de julho, espera-se que o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, receba mais de 7300 voos, entre pousos e decolagens, de acordo com dados do Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur.
O número exato previsto de voos para julho de 2024 é de 7313, um valor 11,32% maior do que o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. O Aeroporto Internacional do Recife se mantém na liderança regional dos terminais aéreos em pousos e decolagens, à frente de Salvador, que prevê 5136 voos para este mês, e Fortaleza, que registra previsão de 3694 voos.