A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realiza uma série de ações e abordagens sociais durante a 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. A pasta conta com uma equipe formada por 51 funcionários distribuídos em oitos pontos, incluindo a portaria principal da Praça Mestre Dominguinhos (próximo a escadaria), e as demais portarias do polo principal. Educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos atuam com o trabalho educativo e preventivo, identificando crianças e adolescentes com pulseiras.
A SASDH, em parceria com o Conselho Tutelar, também contam com o espaço no Cesmuc, onde são acolhidas crianças e adolescentes desacompanhadas, perdidas, em situação de risco social ou que sejam flagradas realizando trabalho infantil. Uma equipe volante também presta serviço de orientação aos trabalhadores informais do evento (barraqueiros), quanto à proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Do dia 19 ao dia 28 de julho, servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estarão das 14h às 19h no Parque Euclides Dourado, promovendo orientações quanto à prevenção de violações de direitos contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, fortalecendo a função protetiva das famílias diante de possíveis situações de risco pessoal e social, bem como a divulgação dos canais de denúncia e dos serviços ofertados pela Secretaria. Ainda no período, já está sendo executada Blitz Educativa em parceria com o Conselho Tutelar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Arte: Anderson Carlos