terça-feira, 2 de julho de 2024

Sebrae realiza projeto para estimular intercâmbio entre pequenos negócios e grandes empreendimentos


Com objetivo de encurtar a distância entre pequenas e grandes empresas, o Sebrae Pernambuco estará com inscrições abertas, do dia 3 a 15 de julho, para o projeto “Conexões corporativas - Programa Qualificação de Fornecedores”. A cerimônia de lançamento será realizada nesta quarta-feira (3), às 18h, no auditório do Sebrae/PE, no Recife. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no link https://www.sympla.com.br/evento/conexoes-corporativas-programa-qualificacao-de-fornecedores-sebrae/2525282 . 

A iniciativa busca capacitar Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) para que elas possam reunir as condições necessárias de se tornarem fornecedoras de grandes empreendimentos no estado, em especial os ligados à indústria. O público-alvo é formado, principalmente, por negócios nas áreas de metalmecânica, alimentos, segurança do trabalho, terceirização de mão-de-obra, além de gráficas e fábricas de fardamento. 

O novo projeto faz parte da estratégia de encadeamento produtivo do Sebrae e é realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes e empreendimentos privados, como a Baterias Moura e a Bunge Alimentos. Ao todo, serão selecionados 60 pequenos negócios sediados na Região Metropolitana do Recife, que vão participar de oficinas, seminários, capacitações, rodadas de negócios e mentorias entre os meses de julho e dezembro deste ano.

O roteiro de atividades leva em consideração os requisitos que as empresas participantes precisarão preencher se quiserem o credenciamento que dá acesso a esse mercado. São normas e protocolos exigidos por empreendimentos de grande porte. Umas das exigências para a participação no programa é oferecer produtos e serviços que sejam de interesse dessas companhias.

“Nossa ideia é fazer com que ao final do ciclo de atividades esses pequenos negócios sejam capazes de atender às exigências dos grandes empreendimentos instalados em Pernambuco. Vamos trabalhar processos, controles, certificações ISO, práticas ESG e todo o arcabouço legal e fiscal necessário para que os negócios se tornem elegíveis e sejam notadas pelos grandes empresários, por meio de uma rede de relacionamento que também será criada ao longo da experiência”, explica Maria Cândida Moreira, analista do Sebrae/PE.

O investimento para as ME e EPPs interessadas em participar do projeto é de R$1.700, valor bem abaixo do mercado e que contempla o subsídio fornecido pelo Sebrae. O projeto chega para suprir um gargalo identificado no cenário local. “Uma das queixas mais recorrentes das grandes empresas é a ausência de fornecedores qualificados. Diante disso, identificamos que era preciso atuar preparando os pequenos. Nesse processo, há vantagem tanto para quem fornece, como para quem contrata, visto que muitas empresas instaladas acabam buscando serviços de grandes fornecedores de outros estados”, pontua Cândida.

Imprensa Sebrae PE