A recuperação tributária é uma estratégia valiosa para empresas que desejam identificar e corrigir erros fiscais, aumentar seu caixa e melhorar a competitividade no mercado. Rivaneide Maia, especialista em tributos, explica como esse processo pode beneficiar as empresas, exemplifica casos comuns e discute o impacto da reforma tributária na recuperação de impostos.
"A recuperação tributária é a oportunidade para empresas identificarem e corrigirem erros, inconsistências ou pagamentos desnecessários de impostos. Através dessa prática, as empresas podem aumentar seu caixa, tornar-se mais competitivas ao ajustar os preços para seu público-alvo e regularizar-se com o fisco pela correta aplicação da legislação em suas apurações de impostos", avalia a especialista.
Os benefícios são muitos, entre eles: as empresas que identificam e corrigem pagamentos indevidos de impostos podem reaver esses valores, resultando em um aumento significativo de caixa; com um estudo detalhado dos produtos, as empresas podem ajustar seus preços, oferecendo melhores condições ao público-alvo e ganhando competitividade no mercado; e a correta aplicação da legislação tributária nas apurações de impostos assegura que as empresas estejam em conformidade com o fisco, evitando problemas futuros.
A recuperação tributária permite que empresas recuperem tributos pagos indevidamente ou aproveitem isenções e desonerações. Para empresas do Simples Nacional, a recuperação pode ser feita através de processo administrativo ou compensação tributária no mês subsequente ao pagamento.
De acordo com Rivaneide, com a legislação tributária em constante mudança, muitas empresas pagam impostos indevidamente e até em duplicidade. “A recuperação tributária pode analisar pagamentos passados, identificando a oportunidade de reaver esses valores e planejar corretamente o futuro das empresas. Este procedimento não apenas aumenta o lucro, mas também contribui para a melhoria do fluxo de caixa, permitindo investimentos e até a expansão do negócio", finaliza a especialista.