quarta-feira, 31 de julho de 2024

Prêmio Gertrudes Maria - Paraíba


O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promoverá, nesta quarta-feira (31), a partir das 15h, o Prêmio Gertrudes Maria. A premiação é a conclusão do “Aquilomba, Paraíba: projeto de sustentabilidade e inovação social do TRT-13”, feito junto a comunidades quilombolas do estado, e tem o objetivo de reconhecer as boas práticas desenvolvidas por povos e comunidades tradicionais da Paraíba durante a realização do projeto. 

O “Aquilomba, Paraíba” tem o escopo de implantar espaços de criação e inovação em comunidades quilombolas da Paraíba. A iniciativa objetiva ser ferramenta para o desenvolvimento de novas tecnologias sociais e, para tal, ofertou formação em áreas como direitos humanos, Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, sustentabilidade, metodologia e mídias criativas. 

Quem foi Gertrudes Maria?
Mulher escravizada na Paraíba do século XIX, Gertrudes Maria foi uma comerciante conhecida, também, como “negra do tabuleiro”. Em um período no qual pessoas escravizadas não tinham direito algum, ela comprou a própria liberdade, sendo-lhe concedida apenas parcialmente. No entanto, em decorrência das dívidas de seus “senhores”, ela foi incluída como posse, recorrendo, dessa forma, à justiça para garantir o direito de não ser tida como moeda de troca. 

Para isso, contou com a ajuda de amigos influentes, a exemplo de advogados e delegados, que se compadeceram de sua situação e a representaram junto ao Poder Judiciário. Gertrudes Maria é símbolo de luta, resistência, força e coragem em uma época em que o simples reconhecimento de direitos para pessoas negras era impossível.

Serviço:

Prêmio Gertrudes Maria
Data: 31/07/2024
Horário: 15h
Local: auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região)
Endereço: Avenida Corálio Soares de Oliveira, S/N, Centro (próximo à Praça da Independência)