sexta-feira, 5 de julho de 2024

Prefeitura inicia revitalização de mais um beco histórico de Arcoverde


No contexto do Projeto “Muiraubi – Pelos Becos que Andei”, que consiste na transformação de espaços urbanos históricos da cidade - a exemplo dos seus becos tradicionais – dotando-os de novas e modernas estruturas, sem, todavia, macular sua essência histórica e cultural, o Prefeito Wellington Maciel autorizou, nesta quarta-feira (04) o início das obras de revitalização e requalificação de um dos mais tradicionais becos da cidade que, a exemplo do Beco de Joinha (revitalizado recentemente), também liga a Avenida Cel. Antônio Japiassu a parte baixa da Rua Zeferino Galvão.  

Trata-se da atual Travessa Nelson Porto, antiga Travessa Tiradentes, também popularmente chamado de “beco do mijo”, trecho urbano predominantemente comercial, porém, com alguns residentes. Beco que que existe desde os tempos da Vila de Rio Branco, durante muito tempo era conhecido por concentrar uma quantidade expressiva de sapateiros, relojoeiros, ourives e barbeiros.

Porém, numa visita ao local, pode-se verificar que além das atividades acima que ainda persiste, atualmente, existe uma diversificação que também inclui o comercio de bijuterias e armarinhos, games, vendas de peças e serviços de bicicletas, além de produtos que dizem respeito a tradição das religiões de matrizes africanas.

A obra iniciada nesta data, através da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da ARCOTTRANS (Autarquia de Transito, Transportes e Segurança), dará uma “repaginada” no beco que, além de receber piso e pinturas novas, também contará com paisagismo e equipamentos criativos, além de melhoria no sistema de iluminação, acessibilidade e mobilidade, dentre outras intervenções. 

A previsão é que o novo espaço revitalizado seja entregue à população num prazo de 30 (trinta) dias, tornando-se, a exemplo do recém-revitalizado Beco de Joinha, um novo espaço para visitação não apenas da população local, mas, de forma especial, de turistas com foco no Turismo Criativo e Cultural.