terça-feira, 30 de julho de 2024

Pré-Candidata a vice-prefeita do Recife, Mariana Melo, é homenageada com a Medalha Esperança Garcia pela OAB-PE


A pré-candidata a vice-prefeita do Recife na chapa de Daniel Coelho (PSD) e presidente do PSDB Mulher PE, Mariana Melo, recebe nesta quarta-feira (31/07) a Medalha Esperança Garcia, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE). A honraria celebra a trajetória de Mariana em defesa dos direitos das mulheres, especialmente as negras, e compromisso dela com políticas públicas que combatam o racismo, a violência de gênero e a desigualdade social.

A cerimônia acontece na Plenária da OAB-PE, às 17h, e reunirá outras personalidades influentes como Rosália Ramos Andrade, coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Pernambuco e membro do povo indígena Pankararu; e Carmem Virgínia, proprietária do restaurante Altar e pioneira da culinária ancestral pernambucana.

Mariana Melo é administradora e professora licenciada do IFPE. Ela foi secretária executiva estadual de Relações Internacionais e secretária da Mulher de Pernambuco, quando retomou a Câmara Temática de Enfrentamento à Violência de Gênero. Essa iniciativa reúne órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria de Defesa Social para ações de combate à violência contra a mulher. A câmara também intensificou a entrega de Unidades Portáteis de Rastreamento para mulheres vítimas de violência, além de construir planos de ação para acolhimento, capacitações e melhorias no atendimento às vítimas.

"Esta honraria simboliza a possibilidade de mulheres negras e pobres conquistarem espaço de fala na sociedade. É um exemplo para minha filha, Laura, e para todas as meninas que sonham com uma sociedade mais justa", afirma Mariana, relembrando sua trajetória nas comunidades do Coqueiral e do Curado, na Região Metropolitana do Recife.

Daniel Coelho, pré-candidato à prefeitura do Recife, classifica Mariana como uma mulher inspiradora e defende que a honraria é um merecido reconhecimento por sua luta por justiça social. "Ter Mariana como vice-prefeita é uma garantia de que vamos construir uma cidade onde as mulheres tenham seus direitos respeitados", ressaltou.

Esperança Garcia - Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança como a primeira advogada brasileira. O reconhecimento foi baseado em uma carta escrita por ela no dia 6 de setembro de 1770, pela qual, mesmo com pouco conhecimento, demonstrou ser uma líder em busca por direitos humanos, peticionando ao governador do Piauí, denunciando as violências vividas e exigindo medidas para erradicar a situação.