sexta-feira, 19 de julho de 2024

Por que a cirurgia plástica é mais procurada no inverno?

Você sabia que o número de cirurgias plásticas aumenta durante os meses de inverno? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura cresce até 50% nesta época do ano em relação aos meses mais quentes. 

O cirurgião plástico Gerson Luiz Julio, membro da SBCP, destaca que “isso acontece porque temperaturas amenas são mais confortáveis durante o pós-operatório”. 

Isso sem citar que é um período de férias, seja do trabalho ou da faculdade, e até os filhos pequenos viajam sozinhos ou com os avós nesta época, deixando os pais com mais tempo para se cuidar.

Dr. Gerson Luiz explica que cirurgias plásticas realizadas em temperaturas mais baixas que as do verão – incluindo em regiões que não tem as estações tão definidas, como o Nordeste - causam menos inchaço, tornando a recuperação mais rápida.  

“Aquelas cirurgias plásticas que exigem acessórios específicos na recuperação, como lipoaspiração, mamoplastia de aumento e abdominoplastia, também são mais fáceis para a paciente no inverno”, diz ele. 

“O pós-operátório desses procedimentos requer o uso de malhas e cintas modeladoras pós-operatórias que, normalmente, são feitas em tecido grosso e um pouco desconfortáveis em dias mais quentes”, destaca.

*_Cirurgia plástica no inverno para aproveitar o verão_*

Ao fazer uma cirurgia no inverno, outra grande vantagem é que, no verão, o rosto ou o corpo já estarão recuperados, facilitando a exposição na piscina ou na praia, com segurança. “Quando realizadas no verão há restrições, como não tomar sol justamente na estação em que as pessoas querem ir à praia ou piscina”, frisa dr. Gerson.

A recuperação das cirurgias, lembra o médico, estão cada vez mais curtas graças às novas técnicas. 

O tempo de recuperação de uma plástica redutora ou de colocação de prótese de mama, por exemplo, é de aproximadamente duas semanas. Depois desse prazo, a paciente já pode até voltar ao trabalho, desde que não seja necessário esforço físico.

Para dirigir, o prazo é de duas semanas na redução de mama e de uma semana para quem colocou prótese. 

*_Como é a recuperação na cirurgia plástica de abdômen?_*

“Para uma plástica de abdômen, o tempo de retorno às atividades profissionais também é de 15 dias, atividades físicas com restrições em 45 dias”, explica dr. Gerson. 

“Já na blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) a pessoa pode operar em uma quinta-feira e voltar ao trabalho na segunda”, afirma. 

A lipoaspiração – segundo ele - também permite uma recuperação muito rápida, com retorno de atividades laborais e físicas.

Para um bom e rápido pós-operatório, dr. Gerson recomenda drenagem linfática e o uso de tecnologias como deep slim (uso de ultrassom multifocal de baixa intensidade para reduzir o processo inflamatório), laser de baixa intensidade (para acelerar a cicatrização), Vênus legacy (antiflacidez) e Transform X (remodelação corporal).

*Quem é dr. Gerson Luiz?*

O cirurgião plástico Gerson Luiz Julio, com mais de 30 anos de experiência, é considerado um dos melhores especialistas da área no país. 

Com especialização pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dr. Gerson é membro titular da instituição e também da ISAPS (International Society of Plastic Surgery), ASPS (American Society of Plastic Surgeons) e Federação Ibero Latino-Americana de Cirurgia Plástica (FILACP).

Formado em Medicina pela Unicamp, dr. Gerson Luiz Julio é mestre em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atende em grandes hospitais de São Paulo, onde mantém consultório, e em sua clínica em Campinas, considerada uma das melhores do Brasil.

Bastante requisitado por celebridades, influenciadores, atores e outras figuras-chave na área do entretenimento e comunicação, dr. Gerson também é presença constante nos veículos de comunicação de todo o mercado brasileiro. Nesses canais, ele aborda os mais diversos aspectos e curiosidades sobre cirurgias plásticas, incluindo procedimentos polêmicos e casos de grande repercussão midiática.