domingo, 21 de julho de 2024

Mosaico: Arte em Pedacinhos


Rafaela Anjos sempre fez arte, desde criança. Cores, vida real, arte figurativa e tipos humanos sempre foram parte de seu trabalho. Em 2009, decidiu expor seus mosaicos de papelão e ela é bem detalhista, sem esquecer luzes nem sombras. “Eu gosto da figura humana, do Folclore, da Cultura de Pernambuco, das paisagens em geral”, afirma. Ela já expôs seus trabalhos na Bahia e esteve na Fenearte pelo terceiro ano seguido. Ela também faz retratos e trabalha na hora, na frente de quem quiser ver.

Rafaela é artista plástica autodidata, mas é formada em Engenharia de Produção. Sua técnica de pintura e mosaico em papelão foi desenvolvida ao longo de sua vida. Seu grande incentivador e companheiro é o seu marido, o também artista plástico José Fernando, especializado em desenho e pintura. Eles estão juntos há 10 anos e já tiveram oportunidade de expor juntos, quando estiveram na Bahia. 

*Mosaico* - A técnica do mosaico se resume à junção de pequenas peças, que podem ser de papelão pintado (no caso da Rafaela); vidro, argamassa, cerâmica, conchas ou pedras. A arte do mosaico surgiu, provavelmente, no Oriente, e teve seu auge nas civilizações grega e romana. Os romanos, por valorizarem os jardins em suas casas, utilizavam mosaicos para o calçamento, como forma de decoração. No Egito antigo, há registros de mosaicos decorando sarcófagos.

Serviço:
Rafaela Anjos - @rafaelaanjos
José Fernando - @jfernandoartes